Notícias

Visita humanizada no Hospital de Trauma de João Pessoa promove encontro entre pai e filha

publicado: 23/02/2022 16h05, última modificação: 23/02/2022 16h41
Hospital de Trauma tem visita humanizada e promove encontro de pai e filha
Visita humanizada promove encontro de pai e filha

A visita humanizada é realizada no Hospital de Trauma de João Pessoa

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, proporcionou, nesta terça-feira (22), um reencontro emocionante de um paciente que está internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, há mais de um mês, com sua filha de apenas um ano. Essa ação faz parte da visita humanizada multiprofissional, que ocorre em conjunto do médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. 

O paciente Erick de Lima Arantes Maciel, 31 anos, deu entrada na unidade de saúde no dia 17 de janeiro, vítima de trauma pélvico grave, devido a um acidente de motocicleta, na região do Brejo. Segundo o Médico Intensivista, Thiago Catão, ele teve várias complicações em seu estado de saúde, e precisou de diversas especialidades médicas. “Além do apoio da nossa direção hospitalar que foi fundamental, porque o paciente precisou de sessões de oxigenoterapia, com câmara hiperbárica fora da unidade de saúde. Aliando todas essas forças, conseguimos um resultado bastante positivo na evolução do quadro dele”, esclareceu.

De acordo com Thiago Catão, o encontro foi para estreitar os laços familiares que há mais de um mês não aconteciam. “O Erick, estava conosco consciente e orientado, então pudemos trocar informações e percebemos o seu anseio de rever a sua filhinha. Estou muito feliz com a saída dele da UTI. Como ele ainda vai ter uma permanência um pouco mais longa dentro do hospital, essa visita veio dar-lhe ânimo novo. Já que ele está indo para enfermaria, agora aos cuidados da cirurgia plástica e urologia”, salientou. 

Erick Maciel não escondeu a emoção por rever a filha e deu uma boneca para ela. “A sensação é inexplicável, um êxtase de felicidade misturado com gratidão. Passei por momentos muito difíceis nestas últimas semanas, ver o sorriso da minha filha e ouvir papai, com certeza revigorou a minha alma. Essa visita da minha mãe, esposa e filha só me fortaleceu, tenho certeza que em breve voltarei para minha casa”, frisou.

Para o enfermeiro Alexandre Ítalo, a visita foi para fortalecer a parte psicológica do paciente. “Para o seu conforto inicial, fornecemos um tablete para que ele se distraísse, assistindo séries e ler livros. Ele foi muito resiliente e confiante em Deus durante todo o processo, o que ajudou muito na sua recuperação”, ressaltou.

 A mãe de Erick, Jaqueline Matias, que mora em São Paulo, não largou a mão do filho durante toda a visita. “Meu coração só se acalmou, após vê-lo. Eu fiquei desesperada em São Paulo quando eu soube do acidente, pedi férias sem vencimentos e vim ficar com ele. Hoje o meu coração está disparando de felicidade em poder tocá-lo. Quero agradecer ao Hospital de Trauma que tem cuidado e tratado muito bem o meu filho. É só gratidão a Deus”, comentou.

 A esposa, Valdiane Félix, aproveitou para falar que vive um momento muito difícil sem a presença do marido, mas ao mesmo tempo é só gratidão. “Erick é um milagre, nesse encontro com ele eu só tenho a agradecer e estou aproveitando cada segundo”, disse.