Hospital de Trauma de João Pessoa tem Núcleo direcionado a Ensino aprendizagem

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa conta com Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos – Nepe, responsável por Administrar e gerenciar o processo de Capacitação Permanente no hospital, além de integrar, organizar e regular os estágios curriculares supervisionados, de caráter obrigatório, para a realização das atividades práticas na unidade de saúde, pactuados pelas 36 instituições de ensino públicas e privadas, dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, conveniadas com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba-SES/PB.

Segundo a coordenadora do núcleo, Efigênia Lino, o setor também organiza e orienta as visitas técnicas solicitadas pelas instituições de ensino, como uma atividade pontual a ser desenvolvida pelos alunos, acompanhados do docente-supervisor e uma referência do serviço, voltadas para a observação de procedimentos técnicos, assistenciais e/ou gerenciais que não envolvam a manipulação direta de materiais, equipamentos e atendimento ao paciente.

Efigênia ressaltou ainda que o Nepe gerencia as residências situadas no Hospital de Trauma, e em situação de rodízio das instituições de cunhos público e privado das COREMEs - Comissões de Residências Médicas - dos órgãos de âmbito federal, estadual e municipal. “O Nepe também é responsável por gerenciar o controle e fluxo de pesquisas científicas realizadas na instituição de saúde pelos pesquisadores (acadêmicos) das instituições de ensino conveniadas com a SES/PB e pesquisas multicêntricas propostas pelos institutos de saúde. Além de promover eventos temáticos e de diversas naturezas relacionadas aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, reunindo a equipe multiprofissional para apoiar as atividades. Exemplo: cãoterapia, musicoterapia, leitura no leito, oficinas, campanhas de conscientização, etc”, Finalizou.

O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e conta com dois administrativos. Os atendimentos são realizados pelo telefone 3216-5761.

registrado em: NEPE, Estagio, Eventos