Serviço Social do Hospital de Trauma de João Pessoa

O Serviço Social do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena oferece suporte aos pacientes, acompanhantes e visitantes desde a chegada à instituição até a alta médica. São mais de 10 mil atendimentos realizados mensalmente, via telefone, mensagem e presencialmente.

A assistente social atua junto com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social dos pacientes, desempenhando atividades cujo objetivo central é analisar e prestar apoio à pacientes e seus familiares enquanto membros de uma sociedade, assegurando a eles seus direitos civis e prestando apoio durante todo o tratamento. “O trabalho desenvolvido pelo Serviço Social na unidade de saúde é de imensa importância, é o cuidado especializado, é a humanização, é resolver, é dar as garantias da sociedade. Além do amparo, o carinho, e a recepção, garantindo a valorização de cada um”, explicou a coordenadora, Keilla de Medeiros.

A coordenadora ressaltou ainda que, o serviço social da unidade hospitalar, é quem realiza o trabalho de busca pela identidade dos pacientes que entram no hospital sem identificação. “É importante ficar atento a todos os detalhes, como tatuagens e cicatrizes. Depois se traça um perfil com a descrição do tom da pele, cor de cabelo, altura, peso e idade aproximada, assim quando algumas famílias nos procuram em busca de pessoas desaparecidas já temos as principais características dos pacientes que estão na instituição sem identificação”, salientou.

O setor funciona 24h, conta com 28 assistentes sociais, dois administrativos e uma coordenadora. Os atendimentos são realizados pelo telefone 3216-5752/3216-5701.