Notícias

SESMT do Hospital de Trauma de João Pessoa promove palestras sobre saúde mental para colaboradoras

publicado: 20/03/2025 14h30, última modificação: 20/03/2025 14h33
A iniciativa busca conscientizar as colaboradoras sobre a importância do autocuidado e do descanso, levando informações diretamente aos setores com maior número de funcionárias.
lavanderia.jpeg

Em alusão ao Mês da Mulher, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está promovendo uma série de palestras sobre saúde mental e sua relação com o trabalho. A iniciativa busca conscientizar as colaboradoras sobre a importância do autocuidado e do descanso, levando informações diretamente aos setores com maior número de funcionárias.

A psicóloga do SESMT, Magdeline Lima, destaca a relevância de abordar o tema no ambiente de trabalho, considerando a sobrecarga enfrentada pelas mulheres.

“A mulher, no mínimo, tem dupla jornada, em casa e no ambiente profissional, o que já gera um cenário estressante e cansativo. Isso pode levar à sobrecarga e até ao adoecimento. Por isso, resolvemos visitar os setores que mais demandam mulheres para lembrá-las da importância de tirar um tempo para o descanso e o autocuidado”, frisou.

A ação tem sido bem recebida pelas colaboradoras. Mércia de Fátima da Costa, coordenadora da Lavanderia, setor onde 70% do efetivo é composto por mulheres, reforçou a importância das palestras.

“Tenho uma equipe formada, em sua maioria, por mulheres guerreiras, que enfrentam jornadas duplas. Receber esse tipo de palestra no próprio setor é muito bacana. Todo mundo precisa parar um pouco e pensar na própria saúde mental”, destacou.

Para a colaboradora Geane Rita da Silva, a experiência foi transformadora, incentivando-a a procurar ajuda caso necessário.

“Sabemos que precisamos nos cuidar, mas, na maioria das vezes, nos colocamos em último lugar. Um dia, a conta chega, seja com estresse, doenças ou outro problema. Muitas vezes, nem conseguimos admitir o que estamos sentindo. Com alguém vindo ao nosso setor para nos incentivar, certamente mais pessoas terão coragem de buscar o serviço de psicologia”, ressaltou.