Notícias

Semana de Psicologia leva musicoterapia para pacientes idosos do Trauma-JP

publicado: 24/08/2023 16h16, última modificação: 24/08/2023 16h20
Os pacientes acompanharam atentamente, com sorrisos largos e olhos marejados, os passos dos profissionais que cantavam, ao som do violão, músicas que marcaram a vida deles.
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-08-23 at 18.25.20.jpeg
29805b41-ce92-4824-9d3e-157d19645205.jpeg
29805b41-ce92-4824-9d3e-157d19645205.jpeg
WhatsApp Image 2023-08-23 at 18.25.20 (3).jpeg

A música quebrou a rotina, acelerou corações e trouxe lembranças marcantes na vida dos idosos internados no Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI), do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade da rede estadual, em João Pessoa. A sessão foi na tarde dessa quarta-feira (23). 

Os pacientes acompanharam atentamente, com sorrisos largos e olhos marejados, os passos dos profissionais que cantavam, ao som do violão, músicas que marcaram a vida deles. A seleção musical foi possível por meio do prontuário afetivo, que foi confeccionado pela equipe da Psicologia e estava disponível em cada leito. 

Para a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, a musicoterapia tem o poder de resgatar memórias afetivas. “Sabemos, que os pacientes já estão fragilizados por estarem internados no hospital. A música chega trazendo alegria e recordações, percebemos também que melhora a autoestima e o desenvolvimento cognitivo. Por isso, hoje viemos cantar as músicas que eles gostam. Foi um momento muito emocionante”, salientou. 

Quem pôde comprovar a força que a música tem nas pessoas foi Maria Paiva, que acompanha a mãe de 87 anos. “Que momento maravilhoso. A música levanta a alma da pessoa, fiquei impressionada com quantas pessoas se levantaram e se mexeram! As pessoas voltaram a ser crianças, viajaram no tempo e se emocionaram. Quanta alegria essa equipe trouxe. Até o paciente que não podia se mexer, não se conteve, como foi o caso da minha mãe, que cantou e fez muitos gestos”, destacou. 

Segundo a psicóloga Rita de Cássia, o objetivo do momento foi proporcionar mais alegria e esperança para os enfermos. “Estamos numa semana comemorativa para nós, psicólogos, não poderíamos deixar de celebrar com os nossos idosos. Tivemos a oportunidade de oferecer um abraço por meio da música, levando amor, saúde, gratidão e esperança de dias melhores”, frisou. 

Para a psicóloga Adriana Porto, a música traz inúmeros benefícios para os cuidados com os pacientes. “A música possui uma função simbólica da arte que nos ajuda a encontrar ou dar sentido aos momentos que estamos vivenciando, principalmente, no sofrimento. Diminuindo os efeitos negativos relacionados ao internamento”, explicou. 

A ação faz parte da Semana de Psicologia, que se encerra, nesta sexta-feira (25). O tema desse ano é ‘Autoestima no Trabalho’. O evento beneficia colaboradores, pacientes e acompanhantes com palestras realizadas na Assistência. A programação faz parte das homenagens ao Dia do Psicólogo, comemorado neste domingo (27).