Representantes do Hospital de Trauma realizam palestra sobre trânsito no Primeiro Seminário da Cemat

publicado: 22/09/2023 14h51, última modificação: 22/09/2023 14h52
No Primeiro Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito, promovido pela Semob-JP. A médica Nathalie explicou da gravidade dos pacientes que chegam à instituição.
seminario (1).jpeg
seminario (2).jpeg

Traçando um perfil dos pacientes e atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, realizados no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, a médica Nathalie Queiroga e o médico Rafael Teixeira participaram na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Uninassau, do Primeiro Seminário do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito, promovido pela Semob-JP.

Nathalie explicou da gravidade dos pacientes que chegam à instituição, bem como do tratamento dispensado diariamente às vítimas de acidentes de trânsito. “Diariamente percorro todo o hospital, juntamente com uma equipe multiprofissional, para verificar a situação dos internos. O que mais me angustia são os casos recorrentes. Pacientes que estão pela terceira vez no serviço, vítimas do mesmo tipo de acidente”, explicou.

De janeiro a agosto de 2023, o Hospital de Trauma registrou quase 7.500 atendimentos, sendo 5.628 acidentes envolvendo motos, automóvel 650, atropelamento 581, bicicleta 512 e ônibus 12.

Rafael Teixeira relatou com o crescimento do serviço de delivery, impulsionado pela pandemia, são mais motociclistas circulando pelas ruas. “A moto não tem o para-choque, o para-choque é o próprio paciente. Ele pode ter um trauma torácico, trauma crânio encefálico, além das fraturas. Então são pacientes que têm uma reabilitação mais demorada, até mesmo pela complexidade dos casos que chegam na nossa instituição", explanou.

Nathalie agradeceu a participação no seminário e acrescentou que para salvar vidas no trânsito a prevenção sempre será o melhor remédio. “A morbidade e a mortalidade por lesões de trânsito, especialmente a de motociclistas, se caracterizam como um problema de múltiplas determinações e as intervenções para sua redução depende muito da prevenção”, finalizou.