Relacionamento interpessoal é tema de palestra no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 10/10/2023 17h37, última modificação: 10/10/2023 17h40
palestra (1).jpeg
palestra (2).jpeg

Com a ideia de cuidar de quem cuida, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nesta segunda-feira (09), a palestra motivacional “A importância das relações interpessoais para saúde mental do trabalhador”, para os maqueiros e técnicos de aparelho gessado. O evento contou com apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, ressalta que a saúde mental não pode ser subestimada e reforça que é preciso investir tempo nos cuidados com a saúde mental como autoconhecimento, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal, porque saber administrar as emoções previne o desencadeamento de transtornos mentais. “Quando cuidamos do aspecto psicológico de nossos funcionários, promovemos uma melhoria no clima organizacional da instituição, otimizamos as relações interpessoais, promovemos a integração entre as equipes e, consequentemente, um ambiente de trabalho mais saudável”, explicou

Para a professora da UFPB e palestrante, Thaís Máximo, a roda de conversa procurou exercitar questões de relacionamentos interpessoais no trabalho, a fim de melhorar a convivência dos colaboradores e, consequentemente, melhorar ainda mais o atendimento ao público. “O bom relacionamento interpessoal é um compromisso de todos; é através desse olhar humanizado que podemos trabalhar de maneira a promover a qualidade de vida. Não podemos esquecer da empatia como instrumento fundamental para um tratamento acolhedor”, pontuou.

Na ocasião, os trabalhadores puderam falar das dificuldades e desafios do seu dia a dia no trabalho.  O maqueiro, João França, que trabalha na unidade de saúde há 16 anos, foi muito importante trazer esse diálogo para a equipe. “A palestra nos trouxe muitas verdades e só aperfeiçoou o nosso trabalho em equipe. Como respeitar e conviver bem com o colega para melhor o nosso serviço prestado. Não só com o colega, mas também com os usuários. Espero que venham mais palestras como essas para nos fazer refletir e pensar mais nesses assuntos”, comentou.

Segundo o coordenador dos maqueiros e do aparelho gessado, José Ronaldo Júnior, os colaboradores são submetidos a situações de estresse constantemente e precisam estar bem para acalmar quem chega. “Um ambiente mais tranquilo faz com que, indiretamente, a instituição cresça ainda mais. Por isso, palestras como essa só humanizam ainda mais a unidade de saúde. Atualmente temos 30 maqueiros e 16 técnicos de aparelho gessado, precisamos estar coesos e trabalhar sempre as questões interpessoais”, esclareceu.

Para a Psicóloga do SESMT, Magdeline Lima, o setor realiza palestras relacionadas à saúde do trabalhador o ano todo. “Hoje estamos falando sobre a importância interpessoal da equipe e saúde mental dos trabalhadores. Questões como estresse e sofrimento mental fazem parte do dia a dia do profissional da saúde, por isso, é muito importante falar sobre estes temas. A união e a cooperação podem ajudá-los no trabalho”, ressaltou.