Psicologia do Hospital de Trauma realiza palestra sobre autoestima no trabalho

publicado: 22/08/2023 17h16, última modificação: 22/08/2023 17h17
624ca2d5-5b94-481f-b387-f0006f5c6f90.jfif
52dd3d22-0365-44b5-99f4-7614a4d99290.jfif

O Hospital de Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou, nesta segunda-feira (21), por meio da Psicologia, a palestra ‘Autoestima no Trabalho’, para os colaboradores do Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP). O evento é em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Segundo a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, muitas pessoas não conseguem responder uma simples pergunta: Quem sou eu? “Percebemos o quanto é complexo e extremamente necessário abordagem dessa temática. No ambiente hospitalar, às vezes sabemos que são os outros, mas não conseguimos descrever quem somos. Lidamos também com pressões de todos os lados, é preciso ter muita responsabilidade no dia a dia, nas relações com os outros que se aproximam da gente, sejam pacientes ou familiares”, completou.

Para a coordenadora do SESMT, Magdeline Lima, a palestra mostrou a autoestima, num aspecto maior, que é autocuidado. “Autoestima vem de um autocuidado é a forma de se olhar, se expressar, inclusive com o mundo. Quando você consegue estabelecer limites, consegue dizer sim ou não, você também está cuidando da sua autoestima, ela é muito mais do que autoimagem é um autocuidado, por isso ela é tão importante, a gente se cuida para poder cuidar do outro”, ressaltou.

Já o fiscal do Apoio, no ATP, Nilson Correia, fez questão de participar da palestra relatando sua autoestima no ambiente de trabalho. “É fundamental que tenhamos essa autoestima nas funções que exercemos no dia a dia. Por isso, relatei, que eu estava me sentindo muito bem em prestar com excelência o meu serviço, porque eu sei que estava dando uma parcela de mim para dar continuidade ao trabalho, no qual realizamos em conjunto, e, se não fosse essa unidade, não teríamos tanto êxito”, frisou.

O projeto ‘Cuidando do Cuidador’ existe há oito anos, no Hospital de Trauma de João Pessoa, com atendimentos de Psicologia e Psiquiatria voltados aos colaboradores, realizando dezenas de escutas psicológicas. O serviço de saúde mental do SESMT, entende que o ambiente de trabalho traz muita demanda seja emocional ou física, que precisam ser cuidadas e faladas.

Por isso, os funcionários, que precisam agendar uma consulta com psicólogo ou psiquiatra, podem realizar no telefone 3216-5753. O atendimento pode ser espontâneo ou por encaminhamento. Todas segundas e quartas-feiras, acontecem o atendimento psicológico, de forma presencial ou on-line. Já o atendimento com psiquiatra ocorre sempre às terças-feiras.

Semana da Psicologia – O evento vai até o dia 25 de agosto e contará com palestras in loco sobre autoestima no trabalho nos setores da Assistência, além de atividades com idosos e crianças.  A semana vai beneficiar colaboradores, pacientes e acompanhantes, em comemoração ao Dia do Psicólogo, comemorado no domingo (27).