Projeto ‘Parabéns para Você’ celebra aniversário de mais um paciente internado no Hospital de Trauma de JP

publicado: 10/04/2024 15h10, última modificação: 10/04/2024 16h03
O projeto já comemorou o aniversário de aproximadamente 25 pacientes.
aniversario.jpeg

No último domingo (07), dez dias após sua internação, o paciente Pedro Bezerra da Silva, completou 67 anos e celebrou seu aniversário ao lado dos familiares e da equipe do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena - unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa. Na ocasião, seguindo todas as orientações médicas, nutricionais e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com relação à dieta do paciente, foi presenteado com bolo e balões da equipe da unidade de saúde.

Há quase um ano o projeto ‘Parabéns para Você’, idealizado pela equipe do Serviço Social, vem proporcionando momentos de alegria e descontração aos pacientes internados na unidade de saúde. Já comemorou o aniversário de aproximadamente 25 pacientes. O objetivo do programa é tornar a experiência hospitalar mais acolhedora e significativa.

Para a coordenadora do Serviço Social, Keila Medeiros, cada celebração parece que é a primeira. “É sempre muito emocionante participar de momentos únicos da vida dos nossos pacientes. Eles sempre choram com a surpresa, porque imaginam que vão passar a data do aniversário sozinhos dentro da unidade de saúde, quando são surpreendidos com uma enxurrada de carinho, nos agradecem. Além disso, promove a humanização, o acolhimento e alegria, já que essas pessoas se encontram em um momento de fragilidade, dando motivação para continuar lutando pela sua reabilitação”, ressaltou.

O aniversariante da vez é o pai da assistente social do Hospital de Trauma, Charlene Junira, que pela primeira vez pôde sentir o que é ser acolhida como familiar, quando está tão acostumada a acolher. “Eu também fui surpreendida por tanto amor e empatia da minha equipe, que em pleno domingo, saiu de sua casa e veio realizar o aniversário do meu pai. A felicidade dele era tão visível regada por lágrimas de alegria, que aquela cena contagiou a todos do ambiente. A nutrição ainda mandou um bolinho, esse sem dúvidas será o aniversário mais importante da vida dele, em 67 anos. Muita gratidão a todos os envolvidos”, frisou.

O projeto identifica os pacientes internados que fazem aniversário no mês e que estão autorizados a participar do programa. A equipe do Serviço Social realiza contato com um familiar para convidá-los para o aniversário. As celebrações acontecem nas enfermarias da instituição e os pacientes são recebidos com bolo, balões, parabéns e levam uma cartinha de recordação para casa. A ação acontece durante a visita dos familiares. Caso o paciente não tenha familiares por perto, é realizada uma chamada de vídeo para que a família mesmo de longe também aproveite esse momento.

Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, essa é uma das características do Hospital de Trauma, o olhar humanizado para o paciente. “Entendemos a importância dos nossos profissionais estarem preparados para ofertar um atendimento diferenciado, humanizado e individualizado. Esse projeto ‘Parabéns Para Você’ é um reflexo dessa nossa política, queremos que o paciente tenha lembranças alegres, afetivas e acolhedoras, no dia do seu aniversário”, enfatizou.