Palestra sobre educação financeira orienta colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 02/10/2023 17h04, última modificação: 09/10/2023 14h07
WhatsApp Image 2023-10-03 at 18.28.12 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-03 at 18.28.12 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-03 at 18.28.12.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-03 at 18.28.11.jpeg

Aprender sobre educação financeira é fundamental nos dias atuais, pensando nisso, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou uma palestra para os colaboradores com o tema: Finanças pessoais e investimentos para profissionais da saúde, nesta terça-feira (03), no auditório da Funad.  O objetivo foi orientar e dar dicas aos funcionários sobre controle de gastos, economia de dinheiro e realização de sonhos.

Para Aluska Ramos, que é uma das responsáveis por trazer educação financeira para o Nordeste, é muito importante que esses profissionais possam gerir suas finanças pessoais e organizar sua aposentadoria. “Muitos colaboradores se tornam reféns da carga de trabalho e sonham em ter qualidade de vida para o lazer. Por isso, é importante ter um planejamento financeiro para que possa substituir parte dessas horas de trabalho por qualidade de vida com seus familiares e hora de lazer”, esclareceu.

Segundo o sócio e conselheiro da L4 Capital, Felipe Pontes, o brasileiro ainda tem muito preconceito com a educação financeira. “O brasileiro tem medo de investir o seu próprio dinheiro, virando uma questão cultural e histórica e acabam investindo na poupança que não rende muito, sem saber que há alternativas menos arriscadas, como emprestar dinheiro para o Governo”, pontuou.

O CEO da L4 Capital, Carlos Suslik, disse que assim que se formou como médico começou o seu planejamento financeiro. “Eu fiquei ao lado de pessoas que entendiam sobre investimentos e me ensinaram a lei dos juros compostos – em vez de me endividar e começar a comprar um monte de coisas com o meu primeiro salário, como todos fazem -, capitalizei e guardei o máximo, gastando o mínimo possível. A frase que mais gosto de ensinar nas palestras “Poupança é nada mais do que adiar o consumo”, ou seja, se eu poupo agora, deixo os juros fazer a multiplicação e lá na frente posso consumir mais do que eu consumo hoje”, frisou.

Com base nas orientações dos palestrantes, a colaboradora Isabela Virgínio, está mais atenta para não cair em golpes de charlatões. “As pessoas por falta de educação financeira acabam caindo facilmente nessas furadas. A dica básica que gostei foi, se alguém te oferecer retorno financeiro muito alto, ostenta nas redes sociais, mostrando que tem muito dinheiro, temos que fugir, porque isso é uma grande furada”, ressaltou.