Paciente de 101 anos internada no Hospital de Trauma de João Pessoa encanta colaboradores

publicado: 31/10/2023 14h03, última modificação: 31/10/2023 17h20
WhatsApp Image 2023-10-20 at 15.35.56 (2) (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-20 at 15.35.56 (3).jpeg

Lúcida e com o sorriso estonteante aos 101 anos, Josefa Rodrigues da Fonseca, tem encantado os colaboradores do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que trabalham no Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI). Ela que deu entrada na unidade, devido a uma fratura do fêmur, após uma queda, mas tem dado verdadeiras lições de vida.

Para Karynna Keller, enfermeira do CAATI, explicou que desde que ela chegou tem sido o xodó do setor. “Ela nos surpreendeu, porque normalmente quando recebemos paciente nesta idade, já tem bastante comprometimento, mas ela não. Sem nenhuma comorbidade, ler, escreve e é muito falante, tem conquistado a todos que a conhecem aqui. A cirurgia foi um sucesso e hoje ela recebeu alta e já está voltando para casa, vai nos deixar com saudades”, ressaltou.

A família de Dona Zefinha é grande, ela teve 15 filhos, 29 netos, 45 bisnetos e nove tataranetos. Natural de Guarabira, a filha da idosa, Maria das Graças Sena, que também é enfermeira, contou o segredo da longevidade da mãe. “O segredo dela é a alegria, gosta muito de viver e ama viajar. É muito ativa em casa, se deixar faz mais de 100 fuxicos no dia, gosta de ajudar na cozinha, também adora comer pizza e cachorro quente”, salientou.

Graça Sena ressaltou que, embora tenha adaptado sua casa inteira para evitar acidentes domésticos, com sua mãe, dessa vez não conseguiu evitar. “Minha mãe estava numa cadeira e tentou puxar um banco para escorar a perna, mas escorregou e caiu. Percebi logo a fratura do fêmur e viemos para o Hospital de Trauma, que sabemos que é referência para quedas em idosos”, explicou.

Segundo a coordenadora de enfermagem do setor, Elaine Moraes, o caso da paciente Josefa é bastante comum, pois lidera a estatística de pacientes idosos no Hospital de Trauma. “Em nove meses recebemos quase 4 mil idosos, vítimas de quedas e a maioria aconteceu em casa, o que representa 82,7%, do total de entradas deles na unidade de saúde”, frisou.

Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, a prevenção ainda é o melhor remédio. “Um passo em falso, um esbarrão, uma distração e... Todos nós estamos sujeitos a quedas. Mas o risco de cair é mais preocupante no caso dos idosos. Para a pessoa idosa, uma queda pode representar um problema grave, levando inclusive a limitações funcionais que antes não existiam. Nessa idade, a recuperação do idoso é mais difícil e para mudarmos essa realidade, a prevenção é simples e implica apenas na mudança de alguns hábitos”, enfatizou.

Laecio Bragante acredita que a pessoa idosa deve adotar cuidados com a própria saúde, como praticar atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio e fazer um acompanhamento regular da saúde integral da pessoa idosa, para identificar problemas relacionados, como diabetes e outros fatores associados.

Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde lista 11 medidas de prevenção:

1. Evitar tapetes soltos

2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados

3. Usar sapatos fechados com solado de borracha

4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro

5. Evitar andar em áreas com piso úmido

6. Evitar encerar a casa

7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa

8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar

9. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer

10. Utilizar sempre a faixa de pedestre

11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.