Nutrição do Hospital de Trauma de João Pessoa serve quase um milhão de refeições

publicado: 16/01/2023 10h00, última modificação: 17/01/2023 10h03
Foto de comensais
Comensais
Nutrição Hospitalar
Nutrição

ComensaisA Nutrição do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, possui um serviço complexo e composto. Atuando na assistência clínica, beira leito e na produção da confecção de refeições diárias. Só em 2022, o setor serviu 980.964 refeições, contabilizando uma média mensal de 81 mil refeições oferecidas, quantitativo que inclui refeições servidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição.

Segundo a coordenadora da nutrição, Patrícia Amâncio, a nutrição clínica é um diferencial no dia a dia dos pacientes. “A nutrição clínica apresenta vários benefícios, como a redução de infecções, complicações, do tempo de cicatrização e internação. Ela é responsável pelo gerenciamento do balanço energético dos pacientes, garantindo que eles recebam quantidades suficientes de fluidos e nutrientes como: proteínas, lipídios, glicose, vitaminas e minerais”, ressaltou.

O setor de nutrição e dietética, tem atendido os colaboradores e pacientes com refeições mais saudáveis, diversificadas, e com elaboração de cardápios feitos por nutricionistas. No Hospital de Trauma os pacientes recebem seis refeições diárias diferentes, e essa alimentação passou a ser preparada de acordo com as especificações médicas e patologias de cada um.

A aposentada Maria das Neves, de 61 anos, está internada para uma cirurgia de fratura do fêmur e descobriu na unidade de saúde, que possui uma série de comorbidades, entre elas, osteoporose. A recuperação dela está ocorrendo de maneira mais rápida, devido ao trabalho da equipe da nutrição. “As nutricionistas clínicas chegam ao quarto e me perguntam diretamente, o que eu quero comer no dia e eu acho isso muito bacana, é uma atenção e tanto para mim e isso me deixa muito feliz”, ressaltou.

Patrícia esclarece que as refeições são sempre visando o melhor para o paciente. “As refeições são individualizadas, respeitando e sendo calculadas todas as necessidades nutricionais, respeitando as preferências e as aversões alimentares para que o paciente se recupere o mais rápido possível e possamos, assim, prestar uma melhor assistência”, ponderou.

Equipe – 38 nutricionistas clínicas fazem parte da equipe do serviço de nutrição e dietética. O setor funciona plenamente 24h ininterruptas para atender à grande demanda do hospital, que recebe pacientes de várias regiões da Paraíba.