Notícias

Mais de 22 milhões doses de medicamentos foram dispensados pela farmácia do Hospital de Trauma de JP

publicado: 19/01/2023 15h00, última modificação: 19/01/2023 15h08
O complexo hospitalar conta com duas Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, e com quatro farmácias satélites que funcionam 24 horas.
Farmácia do Hospital de Trauma

Farmácia do Hospital de Trauma

Dentro de uma unidade de saúde, a farmácia é responsável, junto às equipes médica e assistencial, por oferecer o melhor tratamento aos pacientes. No ano de 2022, 22.763.77 doses de medicamentos foram dispensados pela farmácia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Quase dois milhões de doses foram distribuídas mensalmente. 

O setor de farmácia hospitalar da instituição é responsável por tarefas como solicitação para compras, recebimento, armazenamento, controle de estoque e distribuição de medicamentos, insumos farmacêuticos e materiais médicos pelas áreas do hospital, orientando o uso de remédios conforme sua eficiência e custo-benefício, de acordo com cada caso dos pacientes. 

Segundo Ana Amélia Medeiros, coordenadora do setor, a gestão farmacêutica é responsável por garantir a segurança e a saúde dos pacientes acima de tudo. “ O fornecimento das doses, o controle de estoque farmacêutico é bastante rígido. Os remédios são dispensados pela prescrição médica, no entanto, contêm identificação total do paciente, juntamente com suas necessidades especiais e cuidados personalizados, como a hora correta de cada dose e possíveis alergias”, explicou.  

O farmacêutico hospitalar tem a função na liberação e preparo correto das doses dos medicamentos para os pacientes. “Nós evitamos, assim, o desperdício, com a unitarizado de comprimidos e ampolas até a dispensação das doses por pacientes, e isso denota o comprimento da cadeia terapêutica, com foco no paciente”, explicou. 

Serviço – O complexo hospitalar conta com duas Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, e com quatro farmácias satélites que funcionam 24 horas. Ao todo, são 21 farmacêuticos, cinco auxiliares administrativos e 62 auxiliares de farmácia, organizados por uma escala.