Maio Amarelo: Hospital de Trauma de João Pessoa atende quase 4 mil acidentados no trânsito nos quatro primeiros meses de 2024

publicado: 15/05/2024 15h00, última modificação: 15/05/2024 15h45
WhatsApp Image 2024-02-08 at 08.52.39.jpeg

Quem não conhece um amigo, parente ou vizinho que já sofreu um acidente de trânsito? Uma realidade bastante comum nos lares e que costuma ser fatal ou deixar sequelas graves. Por isso, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, o mês de maio é focado na campanha Maio Amarelo. Por ser referência em traumatologia na Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo em João Pessoa, recebe mensalmente muitas dessas vítimas. De 2021 até abril de 2024, a unidade já atendeu mais de 35 mil vítimas de trânsitos. Nos quatro primeiros meses do ano foram 3.776 atendimentos a acidentados.

O levantamento feito pelo setor de estatísticas da unidade de saúde mostra que em 2023, deu entrada 11.230 acidentados, esse número representa 7% a mais que em 2022, quando houve 10.508. Os acidentes com motocicleta lideram o ranking de casos que chegam até a emergência, representando 77% dos atendimentos de trânsitos. Em 2023, foram 8.617 acidentes de motos, seguido por automóvel (930), atropelamento (872) e acidente de bicicleta (789).  Além dessas ocorrências, a unidade de saúde também recebe feridos por acidente de caminhão, ônibus, ciclomotor e etc.

O diretor-geral do Trauma-JP, Laecio Bragante, lembra da importância de campanhas como o “Maio Amarelo”. “É preciso entender que todas essas pessoas poderiam não ter dado entrada no Hospital de Trauma, se os envolvidos nos acidentes fossem mais prudentes, atenciosos, respeitassem as normas no trânsito, entre outras atitudes que visam preservar a vida. Uma pessoa que deixa de lado essas recomendações já é o suficiente para causar uma tragédia, que vai interferir na saúde de outras pessoas, seja de forma física ou mental. Por isso, ainda é fundamental alertar a população sobre a necessidade de prevenção”, frisou.

O perfil dos pacientes que chegam na emergência em decorrência de acidentes de trânsito é prioritariamente formado por jovens e adultos, entre 20 e 40 anos, do sexo masculino, representando 70%. Entre os diagnósticos mais comuns estão fraturas dos ossos das pernas e dos braços, além do traumatismo crânio-encefálico (TCE).

Em 2023, a BR.230 registrou o maior número de atendimentos, em relação a acidentes de trânsito, foram 802 casos. Já na BR.101 foram 166. O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos dentro da cidade com 665, seguido por Valentina (426), Manaíra (254), Geisel (231) e Cristo (223). Já em relação aos municípios, Santa Rita registra mais entradas (696). Na sequência estão Bayeux (399), Sapé (259), Conde (221) e Mamanguape (213).

Nos quatro primeiros meses do ano de 2024, a BR.230 continua liderando os casos de acidentes de trânsito, com (248) e a BR.101 (61). O bairro de Mangabeira (217), Valentina (163), Manaíra (93), Geisel (93) e Cristo (89). No que se refere às cidades, Santa Rita (199), Bayeux (128), Pedras de Fogo (80), Mamanguape (75) e Cabedelo (73).

Laecio Bragante ainda alerta para a combinação da direção veicular com o consumo de bebida alcoólica que continua sendo um importante vilão nessa história, principalmente no período de festas. Mas, o uso do celular durante a condução do veículo e o sono também têm causado acidentes no trânsito. “Quando um cidadão ferido em acidente de trânsito chega a emergência, iniciamos uma corrida contra o tempo para encontrar o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Um caso jamais será igual ao outro, pois a consequência do acidente em cada pessoa envolvida sofre variáveis conforme o impacto sofrido”, ressaltou.

O diretor-geral ainda comentou que todos os feridos nos acidentes de trânsito recebem o primeiro atendimento na Área Vermelha, exceto os casos muito graves que podem ser levados de imediato ao bloco cirúrgico. O Hospital de Trauma conta com um Centro de Imagem de ponta que garante diagnóstico rápido e preciso, além de contar com 23 especialidades médicas de plantão 24h ininterruptas, como neurocirurgiões, cirurgiões torácicos, ortopedistas e etc. “Temos um grande time que se completa, contamos com uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, psicólogos que prestam um serviço de excelência desde a entrada até a alta hospitalar”. Comentou.

No Hospital de Trauma da Capital, cerca de 30% dos feridos em acidentes de moto precisam ser internados e caso necessitem de cuidados, são acompanhados após a alta hospitalar. “No Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP), fazemos o acompanhamento dos pacientes que recebem alta, mas ainda necessitam de cuidados. São onze especialidades médicas atendendo, de segunda a sexta, de forma agendada”, destacou o diretor-geral.

Maio Amarelo 2024 – O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. A campanha quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?