Notícias

Hospital de Trauma realiza Dia D do Outubro Rosa com ações de prevenção e cuidado

publicado: 10/10/2025 13h20, última modificação: 10/10/2025 13h46
Evento reuniu profissionais, colaboradores e pacientes em um dia de conscientização sobre o câncer de mama e valorização da saúde da mulher.
outubro rosa.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou nesta sexta-feira (10), o Dia D do Outubro Rosa, com uma programação especial voltada à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. O evento reuniu profissionais de saúde, colaboradores e pacientes em um dia marcado por informação, acolhimento e solidariedade.

A iniciativa contou com palestras educativas, orientações médicas, distribuição de materiais informativos e momentos de cuidado. “O Outubro Rosa é um lembrete de que a prevenção pode salvar vidas. Nosso hospital abraça essa causa todos os anos, levando informação e incentivo ao cuidado com a saúde da mulher”, destacou a médica Louise Nathalie.

Durante todo o mês, o Hospital de Trauma manterá ações educativas e de mobilização interna, iluminando seus espaços com a cor rosa como símbolo da campanha. “O Dia D reforçou o compromisso da instituição com a promoção da saúde e com o olhar humanizado para quem mais precisa”, ressaltou a Coordenadora do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos – Nepe, Lilian Carvalho.

A coordenadora do Serviço Social, Keilla de Medeiros, enfatizou que durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), vai disponibilizar 100 mamografias por dia para mulheres a partir dos 40 anos, por demanda espontânea, além de ultrassonografia mamária complementar, quando necessária, e consultas com mastologistas.

Para a funcionária da Higienização, Vera Mendonça, o evento foi maravilhoso. “Hoje aprendi como realizar o autocuidado da mama, farei com mais frequência e de forma certa agora. Sei o quanto é importante a prevenção, pois tenho uma irmã que descobriu um câncer, por isso, mantenho em dias os meus exames anualmente. Que mais palestras como esta aconteçam na unidade de saúde”, pontuou.