Notícias
Hospital de Trauma destaca a importância da higiene das mãos no combate às infecções
Em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado nesta segunda-feira (5), o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena promoveu uma ação educativa voltada para a conscientização sobre a importância da higienização correta das mãos como medida fundamental na prevenção de infecções, especialmente em ambientes hospitalares.
A iniciativa foi coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e envolveu palestras, distribuição de materiais informativos, demonstrações práticas e a participação ativa de profissionais da saúde em diversos setores da unidade. O objetivo foi reforçar que a prevenção é uma responsabilidade coletiva.
De acordo com a médica infectologista Aline Pinheiro, coordenadora da CCIH, a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como tema da campanha mundial para o ano de 2025: Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre. “As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos. A adesão a essa prática simples, porém extremamente eficaz, salva vidas todos os dias”, afirmou.
A médica também destacou o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes. “Nosso propósito é fortalecer uma cultura de cuidado contínuo. A higiene das mãos é uma das medidas mais impactantes e acessíveis nesse processo. É um gesto simples, mas que faz toda a diferença”, completou.
O Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção da população global sobre a importância dessa prática na prevenção de doenças infecciosas, como gripe, diarreia, COVID-19 e infecções associadas à assistência à saúde.