Hospital de Trauma de João Pessoa vacina colaboradores contra influenza e Covid-19

publicado: 04/05/2023 10h00, última modificação: 04/05/2023 16h26

covid-19, bivalente

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, promove, nos dias 03 e 04 de maio, por meio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), a campanha para vacinar os colaboradores do hospital contra influenza e imuniza-los com a vacina bivalente, que protege contra casos graves da Covid-19. Segundo preconiza o Ministério da Saúde, as doses das duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, em braços diferentes.

O diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, disse que a intenção é vacinar todos os colaboradores. “Queremos proteger os nossos colaboradores de casos graves de gripe e Covid-19. Estamos em um período de cautela com bastante registros desses casos em nosso Estado, então, não mediremos esforços para imunizar todos os nossos profissionais”, destacou.

Foram destinadas 1.200 doses da bivalente e mais 800 doses da influenza para os colaboradores do Hospital de Trauma, a aplicação está acontecendo no hall da Farmácia, das 14h até às 21h com o objetivo de alcançar os dois turnos dos profissionais. Para receber os imunizantes, o funcionário não pode estar com febre, sintomas gripais leves ou moderados, com Covid-19 ou ter tido a doença nos últimos 30 dias. Além disso, precisa comprovar ter tomado duas doses da vacina contra Covid para poder receber a bivalente.

De acordo com a técnica de enfermagem do trabalho, Raquel Marinho, o maior quantitativo de atestados no Sesmt é por sintomas gripais. “Sabemos que as duas doenças, a gripe e a Covid-19, são síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais e afetam o sistema respiratório. Por isso, queremos convocar os colaboradores a completar o calendário de vacinação, pois sabemos que a forma mais eficaz de combater a mortalidade contra essas doenças ainda é se vacinando, é o meio mais seguro que temos”, completou.

A funcionária, Dalvani Frade, fez questão de trazer os cartões de vacinação e mostrá-lo com muito orgulho. “Desde que entrei no Hospital de Trauma, faço questão de participar das campanhas de vacinação. Sei da importância de estar imunizada e como essas vacinas continuam salvando vidas. O fato delas serem ofertadas na unidade de saúde facilita bastante, a nossa vida corrida, gratidão”, salientou.

Vacina bivalente anticovid

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos

meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vacinada.

Para aplicação da vacina bivalente, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e respeitar o intervalo de quatro meses desde a última aplicação.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.