Hospital de Trauma de João Pessoa surpreende paciente internado com festa de aniversário

publicado: 01/11/2023 08h04, última modificação: 08/11/2023 16h30
WhatsApp Image 2023-11-08 at 16.25.40.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou uma festa de aniversário para comemorar os 37 anos do paciente Maycon Gomes de Almeida, que está internado na unidade de saúde há 20 dias. A celebração ocorreu durante o horário da visita, no refeitório do complexo hospitalar e foi organizada pela equipe do Serviço Social e Psicologia.

Maycon Gomes, que chegou a unidade hospitalar em estado grave, após ser baleado durante um assalto em Caaporã, ficou muito surpreso com a festa.

“Sou sobrevivente de um assalto sofrido no último dia 06 de outubro. Rever os meus amigos e familiares juntos foi muito bom. Eles me viram na beira da morte há 15 dias e hoje pude conversar com eles, é graça de Deus. Só tenho motivos para agradecer ao Hospital de Trauma pelo tratamento e suporte familiar, tudo isso contribuiu para que eu contasse vitória hoje. Eu realmente fiquei muito feliz com a surpresa”, ressaltou.

Para a esposa, Juliana Costa, os colaboradores do Hospital de Trauma foram verdadeiros anjos, no momento mais caótico da vida deles.

“Estava contando as horas para o meu marido voltar para casa, ele iria iniciar as férias, mas por conta da violência, quase o perdi. Quero agradecer ao médico Aldênio Lima, que foi incrível. Ele já havia encerrado o seu plantão, mas voltou e atendeu o meu marido, realizando uma cirurgia de mais de 5 horas. O pessoal da UTI-4, em nome da enfermeira Suene Guedes, que foi além do profissionalismo, demonstrando empatia e amor”, agradeceu.

Juliana Costa respira aliviada, porque sabe da condição delicada com que o seu marido chegou ao hospital. “Maycon foi atingido por um disparo de arma de fogo na região da clavícula, que atingiu uma importante artéria, o que ocasionou uma grande hemorragia. Ele precisou ser submetido a dois procedimentos cirúrgicos, ficou em coma por 13 dias e agora aguardamos ansiosamente pela alta hospitalar, que deverá acontecer nos próximos dias”, completou.

O pai do paciente, Marcondes Almeida, se surpreendeu com o tratamento oferecido ao filho. “Tudo aqui funciona muito bem, somos de outro Estado e o serviço público lá é quase inoperante. Foi exatamente o oposto que vimos por aqui, um serviço de qualidade e humanizado. Só tenho que agradecer a todos pelo profissionalismo que trataram o meu filho”, frisou.

Para a coordenadora do Serviço Social, Keilla Medeiros, o ambiente hospitalar é frio, mas a afetividade é acolhedora, traz alívio e conforto no momento mais frágil enfrentado pelo paciente. “O tratamento humanizado traz diversos benefícios para o paciente e para toda a unidade, como diminuição do número dos dias de internação, recuperação mais rápida, alta precoce e aumento da confiança na relação profissional e paciente”, explicou.

Segundo a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, humanizar significa tornar humano, ser benévolo, afável e tratável. “A humanização transforma a relação do hospital com os usuários em uma experiência mais significativa, por isso, o acolhimento é fundamental tanto para família quanto para o paciente. A nossa unidade de saúde é diferenciada justamente, porque os funcionários realizam um tratamento ágil e humanizado”, frisou.

Parabéns para Você – O projeto ‘Parabéns para Você’ acontece no Hospital de Trauma para proporcionar um momento de alegria e de descontração aos pacientes, que estão internados e acabam passando a data do aniversário dentro do hospital. Os pacientes são recebidos com bolo, balões e levam uma cartinha de recordação para casa. A festividade ocorre durante a visita dos familiares, que são previamente avisados. Caso o paciente não tenha familiares perto, é realizada uma chamada de vídeo para que os familiares aproveitem também esse momento.