Notícias
Hospital de Trauma de João Pessoa reforça a importância da Segurança do Paciente

Em alusão à campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, que destaca a relevância da segurança nas práticas de saúde, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está promovendo uma série de palestras e treinamentos nos diversos setores da unidade hospitalar.
A campanha deste ano tem como tema “Acesso e cuidado integral: qualidade em toda a jornada”, reforçando o compromisso da instituição com um atendimento cada vez mais seguro, humanizado e de qualidade.
O principal objetivo das ações realizadas no hospital é fortalecer o acesso equitativo aos serviços de saúde e garantir a continuidade do cuidado prestado aos pacientes, com foco na prevenção de eventos adversos e na promoção de uma cultura organizacional voltada à segurança.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Eva Porto, a equipe do setor irá percorrer todas as áreas do hospital ao longo do mês de abril, com o objetivo de conscientizar profissionais e usuários sobre práticas seguras no ambiente hospitalar. “É muito importante reforçar essa cultura da Segurança do Paciente, pois estamos aprimorando a qualidade da assistência aos nossos pacientes, evitando eventos adversos e beneficiando também familiares e profissionais da saúde”, destacou
Abril pela Segurança do Paciente - As atividades do mês de abril integram um movimento nacional que visa fortalecer os seis protocolos básicos de segurança do paciente, estabelecidos pelo Ministério da Saúde:
- Identificação correta do paciente
- Comunicação eficaz entre profissionais
- Segurança na prescrição e uso de medicamentos
- Cirurgia segura
- Prevenção de infecções
- Prevenção de quedas
O mês foi escolhido estrategicamente por incluir o Dia Mundial da Segurança do Paciente Cirúrgico (5 de abril), servindo também como uma oportunidade para intensificar ações educativas e reforçar a cultura de segurança em instituições de saúde de todo o país.
Segurança do Paciente - A segurança do paciente consiste em um conjunto de práticas adotadas por instituições de saúde com o objetivo de prevenir falhas que possam causar danos aos pacientes. Situações como erros de medicação, infecções hospitalares, quedas e falhas na comunicação entre equipes são alguns dos riscos que podem ser reduzidos com estratégias eficazes e protocolos bem estabelecidos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os eventos adversos evitáveis estão entre as principais causas de morte no mundo. Em resposta a esse cenário, o Ministério da Saúde criou, em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com a missão de promover boas práticas nos serviços de saúde, incentivar a notificação de incidentes e fortalecer a cultura de segurança nas instituições.