Hospital de Trauma de João Pessoa realiza treinamento com os maqueiros da instituição

publicado: 20/05/2022 15h15, última modificação: 20/05/2022 15h51
Treinamento dos maqueiros

Maqueiros em capacitação no Hospital de Trauma de João Pessoa

A equipe de maqueiros do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), um curso de capacitação sobre os protocolos de segurança do paciente. O evento está sendo realizado pelo setor de Educação Continuada do hospital em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba.

De acordo com o coordenador dos maqueiros, Ronaldo Júnior, a capacitação é de extrema importância para os profissionais que atuam na unidade de saúde. “Os maqueiros são os primeiros a receber o paciente e posteriormente encaminha para as áreas solicitadas. E tudo isso precisa ser realizado com bastante cuidado e atenção, por isso esse curso vai proporcionar mais condições de trabalho e segurança a todos”, frisou.

O sargento dos Bombeiros, Uirapuru da Silva, que está ministrando treinamento aos funcionários, explicou que qualificar os maqueiros na retirada do paciente de forma a seguir todos os protocolos assistenciais é fundamental para o início do tratamento. “O maqueiro é a célula importante do hospital, desde que o paciente chega até a sua volta para casa, os pacientes estão aos cuidados do maqueiro”, comentou.

Segundo Ivo Bezerra, que trabalha como maqueiro na instituição há mais de 14 anos, o acolhimento e cuidado no transporte de pacientes dentro de uma unidade hospitalar de saúde deve ser voltado para a humanização e acolhimento ao paciente da porta de entrada no hospital até a sua alta médica. “A gente ajuda a todos os que chegam aqui precisando do nosso auxílio. Tem que ter muito amor pelo que faz, pois, a gente trabalha com vidas, com um ser humano sentindo dores, então o nosso apoio é fundamental na chegada dele até a alta médica”, declarou.