Hospital de Trauma de João Pessoa realiza programação alusiva ao Mês da Mulher

mulher 24 (2).jpeg
mulher 24 (3).jpeg
mulher 24 (5).jpeg

Comemorando o Mês da Mulher, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, realizou uma programação especial para dezenas de colaboradoras, nesta quarta-feira (06) e tornou o dia delas mais alegre. O evento contou workshop de beleza, massagens, participações musicais, coffee break e palestra sobre violência contra mulher.

Segundo Kawana Shelen, membro do Grupo de Trabalho Humanizado - GTH, ao longo do ano, o grupo procura promover ações para a valorização do colaborador e humanização do ambiente hospitalar. “Por isso, essa comemoração de hoje foi planejada para que as colaboradoras pudessem sentir o quanto são importantes no funcionamento da unidade, fazendo a diferença com dedicação e competência”, salientou.

A auxiliar de limpeza, Maria Silva, agradeceu a ação por resgatar sua feminilidade “Eu fiquei muito feliz em receber massagem e conseguir fazer minha unha no ambiente de trabalho, no dia a dia é sempre tão corrido. Tenho certeza que hoje recebe elogio da família toda, essa ação tornou o meu dia mais especial, gratidão”, comentou.

Já a técnica de enfermagem, Fátima Dias, relembrou os bons momentos entoando as canções. “Ouvi canções que marcaram minha juventude, trouxeram recordações antes esquecidas. Que dia maravilhoso. Como é bom ser mulher, que essa força que carregamos dentro de nós, nunca possamos esquecer”, salientou.

Encerrando a programação especial foi realizada a palestra ‘Práticas e alternativas de enfrentamento à Violência contra Mulher’ com a perita criminal, Gabriela Nóbrega, que esclareceu as diferentes formas de violência contra mulher e feminicídio. “ O mais importante que trouxe foi como identificar o cenário de violência, porque muitas das vezes as vítimas não conseguem enxergar dentro do ciclo de violência, por isso, elas precisam de apoio, acolhimento especializado para se libertar desse fenômeno. Espero ter contribuído para ajudar mais mulheres a sair desse ciclo de violência”, ressaltou.

Para Jaqueline Cardoso, que trabalha no Apoio, a palestra foi bem atual. “Muito interessante, é só o que a gente vê no noticiário e aprender identificar os tipos de violência, poderá nos ajudar no futuro a ajudar uma amiga, um familiar a se livrar até da morte. Não podemos nos calar”, frisou.

De acordo com a psicóloga do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Magdeline Lima, o tema da palestra foi escolhido pelo aumento dos casos de violência terem aumentado no país. “Como somos referência para estes tipos de casos, como agressão física, é muito importante que as nossas colaboradoras saibam identificar. Saibam acolher essas mulheres. Por isso sempre vamos trazer palestras com esta temática”, esclareceu.