Notícias
Hospital de Trauma de João Pessoa realiza processo eleitoral para Comissão de Ética Médica
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, iniciou o processo eleitoral para Comissão de Ética Médica, gestão 2024/2026. As eleições acontecem entre os dias 22 a 24 de janeiro, das 8h às 22h, no Hall da Farmácia da unidade de saúde e a apuração dos votos será realizada no dia 25 de janeiro, às 10h, no auditório da Central de Transplante - prédio anexo ao Hospital de Trauma.
A Comissão de Ética Médica do Hospital de Trauma será composta por três membros efetivos e três suplentes. Segundo o diretor técnico do Hospital de Trauma, Glauber Novais, é muito importante a eleição da comissão. “Todos estabelecimentos de saúde onde se presta assistência médica deve ter obrigatoriamente uma Comissão de Ética Médica eleita pelo Corpo Clínico. Ela irá trabalhar para garantir a ética e o zelo pelo exercício profissional do médico, promovendo medidas educativas, além de instaurar sindicâncias e apurar denúncias no complexo hospitalar”, ressaltou.
A escolha dos integrantes está sendo realizada mediante eleição direta, obedecendo às regras da Resolução 2.152/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a resolução Conselho Regional de Medicina da Paraíba 129/2006. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Bruno Machado, nove candidatos estão concorrendo à eleição direta. “Os seis mais votados serão eleitos, sendo que os três primeiros serão titulares e os outros suplentes”, completou.
Bruno Machado ainda esclarece que nem todos os médicos que atuam no Hospital de Trauma poderão participar da votação. “Só podem votar os efetivos e prestadores de serviço da unidade hospitalar, ao todo estão aptos a votarem quase 300 médicos. O servidor escolhe o seu candidato numa cabine e deposita o seu voto na urna. Após o resultado das eleições, enviamos a documentação ao Conselho Regional de Medicina – CRM para análise, que marcará o dia da posse dos eleitos”, frisou.