Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestras para incentivar o cuidado feminino no Outubro Rosa

publicado: 18/10/2023 17h24, última modificação: 18/10/2023 17h26
As palestras foram sobre prevenção do câncer de mama, a importância da alimentação saudável e saúde mental.
auto exame (2).jpeg
auto exame (1).jpeg

Dando continuidade às atividades em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, unidade do Governo do Estado, realizou um momento bem especial para as colaboradoras do complexo hospitalar, com palestras sobre prevenção do câncer de mama, a importância da alimentação saudável e saúde mental, nesta terça-feira (17), no refeitório do hospital.

Segundo a psicóloga do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Magdeline Lima, o evento foi realizado em parceria multiprofissional. “Para contemplar um número maior de colaboradoras resolvemos fazer o evento em parceria com as coordenações da Higienização, Lavanderia e Nutrição, o que deu muito certo. Tivemos participação em massa delas, que fizeram muitas perguntas relacionadas ao tema, ou seja, um momento muito significativo para todas”, ressaltou.

A médica do trabalho, Rossana Araújo, que se curou de um câncer de mama há cinco anos e descobriu a doença, durante um Outubro Rosa, é prova de que essa campanha é muito importante.

“Durante a campanha, resolvi fazer o autoexame foi quando descobri que algo estava errado. Precisamos alertar mais mulheres e ensiná-las a realizar exames preventivos, pois quanto mais cedo detectar o câncer de mama, mais chances terão de curar a doença. Por tanto, hoje o foco da palestra foi a prevenção do câncer de mama, autoexame, tratamento e perspectivas atuais de cura da doença. Sou prova viva de que não devemos desistir de nós, devemos nos cuidar e a campanha está aí para nos lembrar”, frisou.

Na ocasião, a médica Rossana Araújo divulgou que fechou uma parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer da Paraíba (CEDC) para que as colaboradoras, a partir dos 50 anos, possam realizar mamografias e ultrassonografias gratuitamente, no mês de outubro. Quem se interessar deve se dirigir ao SESMT e deixar o seu nome com a equipe.

Para a funcionária da Higienização, Vera Mendonça, o evento foi maravilhoso. “Hoje aprendi como realizar o autocuidado da mama, farei com mais frequência e de forma certa agora. Sei o quanto é importante a prevenção, pois tenho uma irmã que descobriu um câncer, por isso, mantenho em dias os meus exames anualmente. Que mais palestras como esta aconteçam na unidade de saúde. Além disso, gostei também das lembrancinhas e do coffee break”, pontuou.