Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza palestra na SES-PB sobre prevenção de queimaduras

publicado: 05/06/2024 16h00, última modificação: 06/06/2024 10h04
Dezenas de funcionários da Secretaria Estado da Saúde da Paraíba puderam esclarecer dúvidas, contar histórias relacionadas aos ferimentos.
Campanha de Prevenção de Queimaduras 'Marcas que ficam para sempre'

Palestra na SES/PB

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, dando continuidade à campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ iniciou, nesta terça-feira (05), uma série de palestras em escolas e instituições. Dezenas de funcionários da Secretaria Estado da Saúde da Paraíba puderam esclarecer dúvidas, contar histórias relacionadas aos ferimentos. 

Para a enfermeira, Bruna Beatriz, que faz parte da equipe multiprofissional da Unidade de Tratamento de Queimados - UTQ, é muito importante difundir os cuidados com as queimaduras, pois um segundo descuido, leva uma vida inteira de consequências. 

“Vamos visitar escolas públicas e privadas, indústrias e outras instituições com intuito de conscientizar a população para os perigos e os estragos que as queimaduras deixam nas pessoas. Enquanto minimizarmos as causas, o risco será uma constante. Por isso, hoje falamos para os funcionários formas de prevenção, os tipos de queimaduras, o que fazer em caso do acidente e os alertas”, frisou. 

A coordenadora do projeto ‘Meu trabalho me faz bem’ da SES, Elaine Farias, solicitou a visita da equipe da UTQ, entendendo a importância desta campanha no período junino. “Acidentes com queimaduras são muito comuns, principalmente, em casa. No período junino esses números se multiplicam, pequenas informações podem fazer uma grande diferença na hora da queimadura. Para contemplar todos os nossos funcionários, vamos realizar duas palestras. Hoje quero agradecer a equipe da UTQ que trouxe uma tarde de muita reflexão e parabéns pelo serviço tão nobre e relevante prestado à Paraíba”, ressaltou. 

Para a psicóloga Rita de Cássia, o trabalho das colaboradoras da UTQ é diferenciado e bastante humanizado. “Essa equipe para muitos pacientes se tornam a família deles, tanto que não desejam nem voltar para casa. Nosso papel é ajudá-los a compreender a nova realidade deles, que muitas das vezes, é bastante doloroso. Por isso, a prevenção sempre é o melhor remédio, pois a queimadura sempre deixa sequelas: se não for física, vai ser emocional, porque é muita dor e sofrimento”, comentou. 

A fisioterapeuta, Fabíola Lima, aproveitou para falar sobre os tipos de queimaduras por gravidade. “A pele pode ser queimada por uma série de agentes, resultando em tipos diferentes de queimaduras. As lesões, então, são classificadas de acordo com a sua causa, profundidade e extensão da área lesionada”, salientou. 

A técnica de enfermagem, Kirley Nardelli, aproveitou para tirar muitas dúvidas dos funcionários da SES. “Uma das principais dúvidas foi com relação ao que fazer com uma queimadura simples e que não precise ir ao hospital. Eles compreenderam que é lavar com água corrente, sem ser gelada, para resfriar a queimadura e parar de queimar o local lesionado”, disse. 

Campanha – A campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ é realizada anualmente pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena há 22 anos e acontece durante todo o mês de junho. Tem o objetivo alertar a população da Paraíba para os riscos e prevenção das queimaduras, que aumentam neste período. São realizadas palestras em empresas, escolas e locais de fácil acesso da população. Além de sensibilizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes na unidade de saúde. 

UTQ – A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) é referência na Paraíba no atendimento e tratamento de queimaduras, com demanda espontânea. As equipes multiprofissionais são compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e médicos de especialidades como clínica geral, cirurgia geral, cirurgia plástica e pediatria. Em alguns casos, de acordo com a extensão das lesões, outros especialistas assistem o paciente, como ortopedistas e vasculares. Os profissionais se revezam 24 horas por dia para atender aos 64 municípios paraibanos que pertencem à 1ª macrorregião.