Hospital de Trauma de João Pessoa realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

publicado: 05/05/2023 16h04, última modificação: 09/05/2023 18h12
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.50.42 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.53.21 (1).jpeg
20230505_095612.jpg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou atividades de orientações e dinâmicas, em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, nesta sexta-feira (05), para colaboradores, acompanhantes e visitantes. A ação foi realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) com o objetivo de reforçar a prática de higienizar as mãos.

Para a coordenadora médica do SCIH, Aline Pinheiro, a lavagem das mãos é um gesto simples e que pode salvar muitas vidas. “Hoje lembramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Elas são a principal via de transmissão de microrganismos, durante a assistência prestada aos pacientes. Nós, profissionais de saúde, que assumimos a missão de zelar pela segurança do paciente, temos o dever de atuar protagonizando frente à prevenção de infecções”, salientou.

Com a meta de conscientizar e educar profissionais, visitantes e acompanhantes, a equipe do SCIH preparou um quiz interativo e premiou os primeiros colocados. A coordenadora de enfermagem da SCIH, Luana Tenório, reforça que a correta higienização das mãos é um hábito que promove a saúde. “Higienizar as mãos reduz significativamente a transmissão de microrganismos e diminui a incidência de infecções preveníveis, ampliando a segurança de pacientes, profissionais de saúde e da população em geral”, comentou.

Segundo a enfermeira Andrea Cartaxo, a OMS preconiza que o momento da higienização deve ser de acordo com o fluxo de cuidado, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos. Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

Os efeitos benéficos da higienização das mãos também são válidos para outros cenários, principalmente aqueles com grande circulação de pessoas como escolas e creches, por exemplo. O gerente de enfermagem do Hospital de Trauma, Péricles Mendes, participou da ação e gostou muito da adesão dos participantes. “Sabemos da importância deste gesto simples para toda a assistência da saúde. Fiquei bastante orgulhoso dos enfermeiros, que estiveram presentes ao evento, interagiram bastante e tiraram suas dúvidas”, pontuou.