Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividades em alusão ao Dia Mundial da Voz

publicado: 17/04/2023 14h51, última modificação: 17/04/2023 14h55
WhatsApp Image 2023-04-17 at 14.54.39.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando durante toda a semana, uma campanha de conscientização sobre a importância da voz para os colaboradores, pacientes e acompanhantes. A iniciativa está sendo da equipe de fonoaudiologia da unidade de saúde, que está entregando panfletos e realizando pequenas palestras em todos os setores da assistência. O evento acontece em alusão ao Dia Mundial da Voz.

Para o fonoaudiólogo Bruno Ribeiro, esse trabalho de conscientização é muito importante na unidade de saúde. “O Dia Mundial da Voz é para alertar a população sobre os cuidados com a saúde vocal e chamar atenção para os sinais de alerta como falha na voz ou rouquidão. A voz também é uma identidade de cada um, por isso, precisamos cuidar dela com bastante atenção”, ressaltou.

Durante as palestras in loco, Bruno Ribeiro discorreu sobre a importância dos cuidados com a voz.  “A adoção de hábitos simples como, por exemplo, não gritar em excesso, evitar a prática do tabagismo, evitar roupas e sapatos apertados, não falar durante a prática de atividade física, aumentar a hidratação diária (aulas e palestras), realizar alimentação saudável, evitar ingestão de leite e derivados, descansar no mínimo por 6 horas. Já para os profissionais que utilizam a voz como meio de trabalho, como professores, cantores, jornalistas e outros, é importante realizar o aquecimento e o desaquecimento da voz”, esclareceu.

A acompanhante Beatriz Nunes, prestou atenção às orientações dos profissionais. “Eu tenho uma irmã que está perdendo a voz, por causa do cigarro, pois ela fuma há 30 anos. A gente só valoriza a voz, quando perde. Mas, hoje fiquei atenta às orientações e dicas, espero poder ajudá-la a partir de agora e com certeza ficarei mais atenta aos cuidados com a minha própria voz”, frisou.

O papel do fonoaudiólogo no Hospital de Trauma é avaliar e reabilitar a função de deglutição, como sequela da disfasia em pacientes neurológicos, como: vítimas de Acidente Vascular Cerebral, arma de fogo, Trauma Crânio Encefálico e outros. Normalmente, ele é solicitado para casos de engasgos frequentes, tosse ao se alimentar, dor para engolir, sensação de alimento parado na garganta ou para reintrodução de alimentação via oral em pacientes com cânula de traqueostomia e/ou sonda de alimentação. O trabalho desse profissional ajuda a minimizar esses efeitos e na recuperação dos pacientes, buscando prevenir repercussões pulmonares ou reduzir sequelas.

O processo de reabilitação inclui exercícios que envolvem principalmente a musculatura orofacial, estratégias para facilitar a deglutição, ajuste de consistências alimentares para favorecer a ingestão oral segura, indicação de via de alimentação segura, exercícios vocais e estimulação de linguagem em todos os aspectos.

Atualmente, o Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Trauma é composto por quatro profissionais que atuam ativamente em todas as áreas.