Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividades da campanha Setembro Amarelo

publicado: 13/09/2023 17h25, última modificação: 13/09/2023 17h28
De acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados por ano 12 mil suicídios no Brasil e em torno de um milhão no mundo.
WhatsApp Image 2023-09-13 at 13.05.54.jpeg

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. A campanha chamada ‘Setembro Amarelo’ pretende discutir o problema e tratar o assunto como saúde pública. Com esse objetivo, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou na manhã desta nesta quarta-feira (13), o dia ‘D’ do mês, o evento contou com palestras, dinâmicas, ginástica laboral e distribuição de laços amarelos. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados por ano 12 mil suicídios no Brasil e em torno de um milhão no mundo. A coordenadora de Psicologia do hospital, Alice Vieira, explicou que o suicídio é uma realidade que não pode ser negada. “A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas. É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além do apoio da família e dos amigos”, ressaltou.

 O diretor técnico do hospital, Glauber Novaes, ressaltou que o mês de setembro é um período importante para lembrar de cuidar da saúde mental. “Além de estarmos atentos aos indicativos de que algo não está certo, é necessário haver debate em torno das soluções. Por isso, converse com pessoas próximas e, também, não dispense procurar ajuda profissional, a Saúde Mental é coisa séria”, explicou. 

O setor de Psicologia realiza durante todo o mês de setembro palestras e diálogos, tanto no hospital quanto no Ambulatório de Traumatologia da Paraíba - ATP, com o objetivo de refletir, desmistificar e prever o suicídio. Alice explicou ainda que por meio do diálogo e conhecimento dessa realidade é que se pode prevenir a ideação suicida e ajudar as pessoas que estejam passando por este tipo de sofrimento. 

Para funcionários – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho conta com atendimento psicológico duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, além de tratamento psiquiátrico, quando necessário.