Hospital de Trauma de João Pessoa realiza ações alusivas ao Setembro Amarelo

publicado: 07/09/2024 09h08, última modificação: 09/09/2024 13h45
WhatsApp Image 2024-09-06 at 12.05.10 (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena - unidade do Governo do Estado -, deu início à campanha Setembro Amarelo com o tema "Juntos pela Vida". A abertura do evento ocorreu nesta sexta-feira (06), reunindo dezenas de colaboradores, no hall da Farmácia.

Durante todo o mês, o setor de Psicologia promoverá uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio. Entre as iniciativas programadas estão apresentações musicais, vivências interativas, e a distribuição de laços, adesivos, lanches e algodão doce. Além disso, haverá sorteio de brindes para engajar e incentivar a participação da comunidade.

O lema nacional deste ano para o Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”. Em alinhamento com essa mensagem, a coordenadora de Psicologia, Alice Vieira, destacou a importância do evento. “Realizamos este evento todos os anos com o objetivo de aumentar a conscientização e promover o diálogo sobre saúde mental. Acreditamos que chamar a atenção para o tema é uma forma eficaz de conectar as pessoas e mostrar que a Psicologia está aqui para apoiar e servir como uma ponte de ajuda”, ressaltou.

Durante o mês, serão realizadas atividades nas quatro quartas-feiras de setembro, com temas específicos voltados para questões da vida. No primeiro encontro, abordaremos o “Sentido da Vida”. Em seguida, no dia 13, o tema será “Gratidão à Vida”. No dia 20, discutiremos a “Valorização da Vida”, e encerraremos no dia 27 com uma celebração da vida.

Para a palestrante e psicóloga Adriana Agra, o tema da palestra inaugural foi particularmente relevante ao tratar do sentido da vida. “Iniciamos hoje uma série de palestras e vivências especiais. O sentido da vida está presente em todos os momentos, inclusive no sofrimento. Através desta vivência especial, os participantes tiveram a oportunidade de ressignificar suas experiências e encontrar novos significados para suas vidas”, concluiu.

A assistente administrativa, Dalvani Frade, considerou o evento profundo e valioso. “Foi um evento maravilhoso que me fez refletir sobre assuntos essenciais para a vida, muitas vezes negligenciados. Esse tipo de experiência nos ajuda a refletir, colocar em prática e ressignificar nossa própria vida”, ressaltou.

Setembro Amarelo - A campanha Setembro Amarelo visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza essa mobilização. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Importante: o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, por chat ou e-mail.