Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza ação educativa em barracas de fogos de artifício

publicado: 13/06/2025 12h35, última modificação: 13/06/2025 12h50
A ação foi conduzida pela equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), que aproveitou o contato direto com a população para orientar sobre o manuseio seguro dos artefatos pirotécnicos e reforçar a importância de atitudes simples que podem salvar vidas e evitar traumas permanentes.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
sj (2).jpeg
sj (1).jpeg
sj (3).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou nesta sexta-feira (13), Dia de Santo Antônio, uma ação educativa em barracas de vendas de fogos de artifício no bairro do Cristo. A atividade faz parte da 23ª edição da Campanha de Prevenção às Queimaduras – “Marcas que Ficam para Sempre”, com o objetivo de conscientizar comerciantes e consumidores sobre os riscos do uso inadequado de fogos, especialmente durante o período junino.

A ação foi conduzida pela equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), que aproveitou o contato direto com a população para orientar sobre o manuseio seguro dos artefatos pirotécnicos e reforçar a importância de atitudes simples que podem salvar vidas e evitar traumas permanentes.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirgínia Rique, a campanha é essencial nessa época do ano, quando os acidentes com queimaduras tendem a aumentar significativamente. “A tradição dos festejos juninos é muito bonita, mas muitas vezes está associada a comportamentos de risco. Nossa missão é alertar, orientar e preservar vidas”, afirmou.

Além dos comerciantes, muitos consumidores que passavam pelas barracas foram abordados e receberam orientações. O aposentado José Carlos Lins, de 67 anos, que comprava fogos para comemorar com os netos, aprovou a iniciativa. “A gente compra para se divertir, mas é bom lembrar que tem que ter cuidado. Já vi gente se queimar feio por bobeira. Essas orientações são muito importantes, principalmente para quem tem criança em casa”, comentou.

A campanha de prevenção segue durante todo o mês de junho, com ações em escolas, fábricas e espaços públicos, com o intuito de reduzir o número de atendimentos por queimaduras no estado e promover uma cultura de prevenção e segurança.

Dicas de prevenção a queimaduras com fogos de artifício:

  • Compre apenas fogos legalizados e de vendedores autorizados, que garantem a procedência e segurança dos produtos.
  • Leia as instruções da embalagem antes do uso e siga rigorosamente as orientações do fabricante.
  • Mantenha os fogos fora do alcance de crianças e nunca permita que menores manuseiem artefatos explosivos.
  • Evite acender fogos perto de pessoas, casas, postes ou vegetação. Prefira locais abertos e com boa visibilidade.
  • Não segure fogos com as mãos após acendê-los. Apoie-os no chão, de forma estável, e mantenha distância.
  • Nunca tente reaproveitar fogos que falharam. Espere um tempo e descarte com segurança.
  • Em caso de queimadura, não aplique receitas caseiras. Lave a área com água corrente fria e procure atendimento médico imediato.