Hospital de Trauma de João Pessoa promove palestras em alusão ao Dia do Nutricionista

publicado: 15/08/2024 09h00, última modificação: 15/08/2024 11h16
Auditório

palestra “Nutrição Parenteral: pontos principais”.

Iniciando as comemorações ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o Hospital Estadual de Emergência de Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, deu início a uma série de palestras científicas para a equipe de Nutrição. Na tarde desta quarta-feira (14), no auditório da FUNAD, foi realizada a palestra “Nutrição Parenteral: pontos principais”.

Segundo a coordenadora da Nutrição, Magda Fialho, o objetivo das rodadas de palestras científicas é atualizar e capacitar a equipe. “Uma vez capacitada, a equipe realiza atendimentos mais qualificados e humanizados aos pacientes. Além de valorizarmos o trabalho dos nutricionistas, reforçando sempre o papel essencial que desempenham no tratamento e recuperação dos pacientes. Ainda vamos ter no decorrer deste mês festivo para nós mais palestras”, completou.

A Nutrição Parenteral (NP) é a administração de nutrientes diretamente na corrente sanguínea, passando o sistema digestivo. Ela é utilizada em situações em que o paciente não pode ingerir alimentos por via oral ou enteral (via tubo digestivo) devido a várias razões clínicas.

Para a nutricionista técnica-científica da Clinutri, Karla Lapenda, a palestra abordou vários pontos da Nutrição Parenteral.  “A Nutrição Parenteral é uma intervenção crucial para pacientes que não conseguem receber nutrição adequada por vias convencionais. Por isso, aproveitamos hoje para enfatizar a vigilância constante da equipe multidisciplinar, a fim de prevenir complicações e garantir resultados satisfatórios”, frisou.

A nutricionista Patrícia Amâncio, enxerga essas palestras como um verdadeiro presente para os nutricionistas. “Por meio dessas palestras é possível nos atualizarmos com novos aprendizados, esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos. Gostei demais da palestra de hoje pela riqueza da troca de experiências sobre a Nutrição Parenteral”, ressaltou.