Hospital de Trauma de João Pessoa promove palestra para colaboradores sobre saúde mental

publicado: 13/09/2024 14h00, última modificação: 13/09/2024 14h15
WhatsApp Image 2024-09-11 at 18.29.28 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-11 at 18.29.28 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-11 at 18.29.28 (3).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-11 at 18.29.28 (4).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-11 at 18.29.28 (6).jpeg

Dando continuidade à campanha Setembro Amarelo, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto, unidade do Governo do Estado da Paraíba em João Pessoa, realizou uma ação especial para seus colaboradores com o tema “Cuidado e Empatia: Saúde Mental o Ano Todo”. O evento proporcionou uma série de atividades, incluindo palestras, vivências, dinâmicas e depoimentos emocionantes dos participantes. Além disso, houve sorteios, distribuição de lembrancinhas e um coffee break, criando um ambiente enriquecedor e acolhedor.

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade de saúde se destaca por oferecer um acompanhamento contínuo em saúde mental ao longo do ano. Segundo a psicóloga do setor, Magdeline Lima, houve um aumento significativo na demanda por esses serviços após o período pandêmico. “Os principais motivos da procura incluem estresse, ansiedade, depressão, dificuldades nas relações interpessoais e questões familiares”, explicou.

Segundo Magdeline Lima, o SESMT se dedica ao cuidado integral dos trabalhadores. “Durante o evento, abordamos a importância de cuidar da saúde mental, identificando sinais e sintomas de adoecimentos emocionais e psicológicos. Além disso, promovemos uma reflexão sobre a importância da empatia e do cuidado mútuo entre os colaboradores”, destacou.

A psiquiatra Ana Carolina Correia, uma das palestrantes do evento, expressou sua satisfação ao abordar o tema da saúde mental. “É sempre gratificante discutir esses assuntos. Apresentamos dados sobre psiquiatria, transtornos mentais e saúde mental, com especial ênfase no suicídio, que impacta principalmente os jovens e afeta todas as classes sociais. Foi muito recompensador ver os funcionários compartilhando suas próprias experiências, e aproveitei a oportunidade para oferecer minha experiência pessoal, com o objetivo de ajudar o maior número possível de pessoas,” frisou.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a participação da psicóloga Silvana Ferreira, que conduziu uma dinâmica baseada em duas palavras-chave: amor e empatia. “Utilizei essa temática para reforçar entre os participantes que, para praticar a empatia, é essencial primeiro cuidar de si mesmo e, ao mesmo tempo, valorizar e tratar o outro com mais carinho e respeito,” comentou.

A psicóloga Patrícia Simplício encerrou o evento destacando que, assim como o corpo pode adoecer, a mente também pode sofrer. “A sobrecarga de trabalho e as questões familiares podem levar ao adoecimento mental, muitas vezes sem que percebamos. Por isso, é crucial falar sobre o tema, especialmente porque ainda existem muitos tabus, até mesmo entre os profissionais da saúde. É fundamental que o Hospital de Trauma continue reforçando essa temática,” ressaltou.

A nutricionista Maria José Franca emocionou a todos ao compartilhar sua história, não conseguindo conter as lágrimas. “Participei da palestra sem expectativas, mas percebi a oportunidade de compartilhar minha experiência e como superei um adoecimento mental. Isso não é algo trivial; hoje, não tenho vergonha de dizer que uso medicação controlada e recebo acompanhamento psicológico. Meu objetivo é ajudar outras pessoas a enfrentar e superar situações semelhantes,” destacou.