Hospital de Trauma de João Pessoa promove atividades no Abril Verde

publicado: 27/04/2023 08h00, última modificação: 27/04/2023 09h25
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, preparou uma série de atividades em alusão ao “Abril Verde”, que simboliza a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O movimento é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Abril Verde

Nesta quarta-feira, 26, das 9 às 12 horas, um evento especial em celebração ao mês aconteceu no auditório da Funad, e teve como objetivo alertar sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. Foram ministradas palestras relacionadas a importância dos exames periódicos para a saúde ocupacional; a importância do Sesmt na instituição hospitalar e saúde mental no trabalho.Abril Verde

Para a psicóloga do trabalho, Magdeliny Lima, o mês de abril é alusivo para chamar a atenção sobre a importância da saúde do trabalhador. “É bom ressaltar que o trabalho de prevenção e saúde dos colaboradores do Hospital de Trauma é contínuo, diariamente buscamos essa melhoria, essa é a nossa missão máxima”, salientou.

A médica do trabalho, Rossana Barbosa, explicou que o exame periódico faz parte das avaliações contidas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Junto aos exames admissional, demissional, de retorno ao trabalho e de mudança de função, ele possibilita o monitoramento da saúde do trabalhador. Exame periódico é uma avaliação de saúde ocupacional que tem como principal objetivo a proteção dos colaboradores”, explicou.

Outra preocupação do Serviço é com a chegada do inverno e consequentemente da gripe nos funcionários. Para prevenir o problema, a unidade de saúde promoverá ainda este mês a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2023, destinada exclusivamente aos trabalhadores da unidade de saúde.

SESMT – O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho funciona 24 horas e é composto por um engenheiro, seis técnicos de Segurança do Trabalho, cinco médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e uma psicóloga.

O "Abril Verde" é uma iniciativa que visa chamar a atenção para a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês de abril é uma referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril. O símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.