Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa promove atividades no “Abril Verde”

publicado: 25/04/2024 15h00, última modificação: 25/04/2024 15h43
O movimento é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
1 | 2
2 | 2
abril 24 (2).jpeg
abril 24 (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou uma série de atividades, nesta quinta-feira, 25, das 9 às 12 horas, em alusão ao “Abril Verde”. O Encontro aconteceu no Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente – Nepe, e reuniu equipes multiprofissionais para discutir a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com destaque para a Síndrome de Burnout. O movimento é uma iniciativa do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

O encontro teve como foco a Síndrome de Burnout, que envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. A médica do trabalho, Dra. Rosana Araújo, orientou sobre a identificação de sinais e sintomas dessa síndrome nos colaboradores.

“Essas pessoas costumam apresentar um sentimento de desmerecimento, incompetência… tudo relacionado ao trabalho. Nesses casos, é importante direcionar esses trabalhadores para o acompanhamento psicológico e psiquiátrico e, às vezes, é solicitado o afastamento desse trabalhador durante o tratamento. Além disso, é importante buscar a sensibilização por parte dos superiores para que haja uma flexibilização e acolhimento desse profissional no retorno ao trabalho”, destacou Dra. Rosana. 

Para a psicóloga do trabalho, Magdeliny Lima, o mês de abril é alusivo para chamar a atenção sobre a importância da saúde do trabalhador. “É bom ressaltar que o trabalho de prevenção e saúde dos colaboradores do Hospital de Trauma é contínuo, diariamente buscamos essa melhoria, essa é a nossa missão máxima”, salientou. 

O gerente de enfermagem Péricles Mendes, explicou a importância da campanha de prevenção. “A relevância da campanha Abril Verde está na necessidade de promoção de uma cultura de prevenção, destacando que acidentes e doenças relacionadas ao trabalho podem ser evitados com medidas adequadas. A iniciativa busca sensibilizar as pessoas para os riscos existentes nos ambientes de trabalho e para a importância de adotar práticas seguras”. 

O "Abril Verde" é uma iniciativa que visa chamar a atenção para a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês de abril é uma referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril. O símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre. 

De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses, 5.050.836 foram de homens e 2.447.812 de mulheres. Em 2011, os homens tiveram uma taxa de acidentalidade de 70,86% e, em 2022, essa taxa foi de 64,16%. Já a porcentagem de mulheres foi de 29,14% em 2011, subindo para 35,84% em 2022. Apesar do aumento no número de acidentes de trabalho entre os homens em 2022, as mulheres tiveram um aumento de 22%, enquanto os homens tiveram uma redução de quase 10%.