Notícias
Hospital de Trauma de João Pessoa oferece serviço de UTI completa com atenção ampla à saúde
UTI - Hospital de Trauma
Receber a notícia de que uma pessoa foi levada à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital geralmente assusta. De fato, trata-se de uma área crítica destinada à internação de pacientes graves ou com alguma descompensação do sistema orgânico. Mas, quando a situação acontece, contar com uma unidade bem estruturada, atuando com precisão, agilidade e humanização, faz toda a diferença na hora de salvar vidas.
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, possui quatro UTI’s adultos, que totalizam 48 leitos, e uma UTI pediátrica com três leitos. Essas unidades funcionam de forma independente e integrada. O perfil do setor é de pacientes jovens com preponderância para os casos de traumatologia, principalmente, os Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave.
Para o diretor-geral, Laecio Bragante, a população da região metropolitana de João Pessoa, pode ficar tranquila com a qualidade do serviço. “Ofertamos um serviço de excelência com estrutura física adequada, uma equipe experiente e multidisciplinar, o que torna o setor ainda mais eficiente. Por isso, apresentamos uma taxa de mortalidade abaixo do esperado e o tempo de permanência do paciente curto, constituindo a nossa máxima de salvar vidas”, ressaltou.
Para atender a demanda de pacientes, a UTI conta com equipe multidisciplinar especializada trabalhando conjuntamente 24 horas por dia. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicóloga, técnicos de higienização e equipe administrativa, entre os profissionais como nutricionista, fonoaudiólogo e especialidades médicas.
Segundo o médico intensivista Thiago Catão, um dos grandes diferenciais da UTI do Hospital de Trauma é a integralidade das equipes e os profissionais especialistas. “Elas conversam entre si, debatem os casos e interagem com os pacientes. Além disso, contamos com uma variedade de profissionais com especialidades diferentes, que fazem essa interação, sempre que solicitado. Temos também a rapidez dos exames de imagens, o que nos ajudam com os diagnósticos precisos dos pacientes, essa agilidade no processo permite, que possamos devolver o paciente para seu convívio familiar com rapidez e segurança”, frisou.
Thiago Catão lembra um caso emblemático, que trouxe grande alegria para sua vida. “Esse paciente era jovem e ficou um bom período conosco. Ele foi admitido por um Esmagamento em Pelve e precisou de várias abordagens em Centro Cirúrgico. Durante o processo de recuperação, conseguimos promover um encontro dele com a família, o que acelerou sua recuperação. Esse paciente após longos meses internado, conseguiu voltar para família e sociedade, isso nos traz grande felicidade”, pontuou.