Hospital de Trauma de João Pessoa já atendeu mais de 4 mil idosos vítimas de quedas

publicado: 02/10/2024 14h00, última modificação: 02/10/2024 14h18
WhatsApp Image 2024-10-01 at 18.47.08.jpeg

Na semana do ‘Dia Mundial do Idoso’, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, destaca a crescente preocupação com as quedas entre idosos. De janeiro a setembro deste ano, a unidade já atendeu mais de quatro mil pacientes com mais de 60 anos, representando 35% de todos os atendimentos por quedas, que totalizam 11.960.

Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, é essencial conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos idosos. “Além de oferecer tratamento adequado, é necessário promover medidas que ajudem a evitar quedas, como a manutenção de um ambiente seguro e a prática de atividades físicas. Precisamos sensibilizar a comunidade para garantir uma vida mais saudável e segura para os idosos, reduzindo os riscos de acidentes e melhorando sua qualidade de vida”, destacou.

A unidade de saúde conta com o CAATI (Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso), que é dedicado ao cuidado especializado de idosos, especialmente aqueles que sofreram traumas. Segundo o setor de estatística, mais de 60% das vítimas atendidas são do sexo feminino, e a maioria das quedas ocorre devido a acidentes da própria altura, principalmente em casa.

O clínico geral do CAATI, Elinaldo Leite, informou que a maioria dos pacientes atendidos no setor entra devido a fraturas de fêmur ocasionadas por quedas no banheiro. “Essas fraturas são bastante comuns em nossa unidade e, devido à idade dos pacientes, requerem urgência e atenção. O paciente permanece em média uma semana na unidade, entre a marcação da cirurgia, a operação e a alta hospitalar. Por isso, ressaltamos a importância de medidas preventivas, especialmente em casa, para minimizar o risco de quedas entre os idosos”, ressaltou.

O paciente Antônio Gonçalves, de 77 anos, compartilhou sua experiência ao dizer que não quer mais tapetes em sua residência. “Não tinha ideia do quanto o tapete era perigoso. Eu escorreguei em um tapete fixo e nunca tive uma queda tão feia desde então. Espero me recuperar logo e vou aconselhar mais idosos a se prevenir de quedas com ajustes simples, como retirar tapetes de casa”, frisou.

O médico Elinaldo Leite informou algumas medidas eficazes. “Manter o ambiente seguro, garantindo uma iluminação adequada em todos os espaços, especialmente em corredores e escadas. Remover obstáculos, como móveis e tapetes soltos, que possam causar acidentes. No banheiro, instalar barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso sanitário, e utilizar tapetes antiderrapantes para evitar escorregões”, elencou.

Dia do Idoso - Para comemorar o Dia do Idoso, a equipe de Psicologia do Hospital de Trauma de João Pessoa proporcionou momentos de pura nostalgia e emoção. O paciente pôde escolher sua música preferida e cantarolar na enfermaria do CAATI. O paciente Severino Alves, de 64 anos, ficou bastante emocionado. “Lembrei dos meus filhos e do meu pai, além da minha juventude. Ouvir Altemar Dutra com a canção ‘Meu Velho’ marcou a minha vida. Irei para cirurgia mais confiante e feliz”, comentou.