Hospital de Trauma de João Pessoa inicia programação do Outubro Rosa

publicado: 05/10/2023 17h01, última modificação: 05/10/2023 17h02
WhatsApp Image 2023-10-05 at 10.25.35 (1).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou, na manhã desta quinta-feira (05), a Campanha do Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, dezenas de colaboradores realizaram um abraço simbólico no heliponto do hospital.

O diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, abriu a solenidade e aproveitou para lembrar a importância do autoexame. “Esta é uma oportunidade de a mulher lembrar de se cuidar. Câncer não é brincadeira, é real nos lares. Eu tive um exemplo em casa, minha mulher teve câncer e hoje, graças a Deus, está curada. E vi o quanto é importante a mulher realizar periodicamente o autoexame e se cuidar. Vi também que o apoio do homem nessa hora é importante, por isso, devemos sempre apoiá-las”, ressaltou.

A ação foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos. Durante o evento, a equipe multiprofissional distribuiu laços nas enfermarias do hospital para as pacientes e acompanhantes e ainda ressaltou a importância do Outubro Rosa para vida delas. Os colaboradores também receberam os laços da campanha.

A coordenadora do serviço social, Keila Medeiros explicou que o objetivo é, por meio da informação, sensibilizar sobre os benefícios de ações preventivas. “Apesar dos números serem grandiosos, o câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres”, destacou.

O funcionário Eudes Gonçalves, acrescentou que todos devem se unir para multiplicar as informações, pois são elas que podem salvar vidas, por meio do diagnóstico precoce. “Quando fazemos ações como esta, temos como meta tornar o nosso colaborador consciente e multiplicador. Homens e mulheres devem estar juntos e bem informados para combater o câncer. A luta é grande contra a doença, por isso o diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, explicou.

Câncer de mama na Paraíba – O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o serviço de referência na Paraíba para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Nele, a mulher encontra desde a consulta médica especializada com ginecologista e mastologista, como também todos os exames que são necessários para o diagnóstico precoce do câncer como a ultrassonografia, a mamografia, a punção aspirativa por agulha fina, a biópsia de mama, entre outros. Existem, ainda, agregados à estrutura do CEDC, os laboratórios de Citopatologia e de Anatomia Patológica, fazendo com que a mulher já saia do Centro com o resultado do diagnóstico.