Hospital de Trauma de João Pessoa encerra ciclo de palestras da campanha de prevenção a queimaduras

publicado: 12/07/2023 17h00, última modificação: 13/07/2023 05h40
O ciclo de palestras da 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre 2023”, encerrou na tarde desta terça-feira (11).
Ciclo de Palestras

21ª Campanha de Prevenção de Queimaduras "Marcas que ficam para sempre"

A equipe da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, encerrou na tarde desta terça-feira (11), o ciclo de palestras da 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre 2023”, no setor de nutrição, da própria unidade de saúde. Durante todo mês de junho, a equipe da UTQ visitou inúmeras escolas e instituições públicas e privadas explicando a importância da precaução.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirgínia Rique, o encerramento das palestras não poderia ser em outro local. “O setor de nutrição do Hospital de Trauma é grandioso, e mesmo os profissionais tendo experiência no exercício da profissão sempre é necessário reforçar a questão da segurança na hora de manusear objetos e líquidos quentes, por isso tivemos a ideia de encerrar nosso ciclo de palestras com esses queridos profissionais de saúde”, frisou.

A coordenadora do setor de nutrição e dietética, Patrícia Amancio, ressaltou que a nutrição do hospital possui um serviço complexo e composto, atuando na assistência clínica, beira leito e na produção da confecção de refeições diárias. Só em 2022, o setor serviu 980.964 refeições, contabilizando uma média mensal de 81 mil refeições oferecidas, quantitativo que inclui refeições servidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição. “Nossa cozinha funciona 24h por dia, por isso achei bem pertinente oferecer essa palestra aos nossos colaboradores”, destacou.

Na ocasião, os profissionais da área responsável pela higienização e lavanderia do Hospital de Trauma também participaram da palestra, tendo em vista que a UTQ também é referência para casos de queimaduras com líquidos inflamáveis.

O Hospital de Trauma encerrou, no último dia três de julho, a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras “Marcas que Ficam Para Sempre 2023”, com 116 atendimentos, número contabilizados do dia 1/6 ao dia 2/7, um aumento de 35% em relação ao ano de 2022, que teve 86 atendimentos.

O aumento mais significativo foi com relação a fogos de artifício, tendo em vista que em 2022, no mês de junho, foram 11 atendimentos, já em 2023 foram 15, um aumento de 36%.

UTQ – A Unidade de Tratamento a Queimados do Hospital de Trauma é referência no atendimento às vítimas de queimaduras, conta com mais de dez cirurgiões plásticos, que prestam atendimentos ambulatorial e hospitalar 24 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3216-5721.