Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa é referência em queimaduras para mais de 60 municípios

publicado: 21/07/2023 15h03, última modificação: 21/07/2023 15h04
A UTQ dispõe de uma tecnologia de ponta e está apta prestar serviço de excelência e humanizado a múltiplas vítimas de queimaduras ao mesmo tempo
dc8e9615-a73b-4014-b8f4-430f114d3838.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é referência no atendimento a vítimas de queimaduras, independentemente do tipo de grau: 1º, 2º ou 3º grau. Possuindo uma unidade de tratamento exclusiva para cuidar desses pacientes. A UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) atende em média mil pessoas por ano. Dispõe de uma tecnologia de ponta e está apta prestar serviço de excelência e humanizado a múltiplas vítimas de queimaduras ao mesmo tempo.

Como foi o caso de três pessoas, que chegaram à unidade de saúde, na última terça-feira (18), vítimas de queimaduras após um ônibus coletivo ser incendiado por criminosos, em João Pessoa. Devido ao rápido atendimento e a utilização de curativos especiais, apenas uma das vítimas permanece no hospital, pois teve mais de 50% do corpo queimado.

Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, o trabalho da equipe é essencial. “Muitos dos pacientes terão tratamento prolongado, como é o caso dessa vítima, de 48 anos, que após a estabilização deverá passar por cirurgias plásticas. A equipe tem uma longa experiência de 22 anos e está preparada para atender os pacientes com queimaduras graves. A população da Paraíba pode se orgulhar do nosso serviço”, ressaltou.  

A UTQ funciona 24h, todos os dias. Possui 09 leitos, entre adultos e infantis, com uma sala de Balneoterapia – local onde são realizados os banhos e as trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes -. A prática desse procedimento garante uma fundamental redução nas infecções comuns em caso de queimaduras.

O setor dispõe de uma equipe multiprofissional composta de enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, anestesistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, além da equipe médica de cirurgião plástico e pediatra, que se revezam 24 horas por dia para atender aos 64 municípios paraibanos que pertencem à 1ª macrorregião.

Devido ao número crescente de queimaduras, este ano já foram registrados 604 atendimentos, no mês de junho é realizada a campanha ‘Marcas que ficam para sempre’ há 21 anos e tem o objetivo conscientizar a população da Paraíba para os riscos e prevenção das queimaduras, que aumentam neste período. São realizadas palestras em empresas, escolas e locais de fácil acesso da população. Além de conscientizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes na unidade de saúde.