Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa é pioneiro no Estado na habilitação do sistema de gestão de custos do SUS

publicado: 05/12/2023 16h34, última modificação: 05/12/2023 16h37
O sistema permite que a Secretaria de Estado da Saúde tenha uma visão completa dos custos da unidade com o intuito de ampliar ou reduzir os gastos do Complexo Hospitalar.
dc8e9615-a73b-4014-b8f4-430f114d3838.jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, tornou-se o primeiro hospital da rede estadual da Paraíba a ser habilitado no Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS). O sistema permite que a Secretaria de Estado da Saúde, bem como o Ministério da Saúde, tenha uma visão completa dos custos da unidade, possibilitando uma tomada de decisão, com o intuito de ampliar ou reduzir os gastos do Complexo Hospitalar.

O gerente de Economia da Saúde da SES, Guilherme Barbosa, informou que esse é um marco do Governo do Estado, já que demonstra o compromisso com a melhor gestão dos recursos da saúde, resultando numa capacidade de planejamento financeiro mais adequado e preciso para atender a necessidade da população ao dar condições de identificar desperdícios, gastos excessivos em determinadas áreas e direcioná-los para áreas com maior demanda da população.

“A Secretaria de Saúde tem dado todo o apoio necessário para a execução desse processo, determinando aos Diretores dos Hospitais que, dentro de suas tarefas, acompanhem e fomentem o trabalho dos NES – Núcleos de Economia da Saúde dentro dos hospitais e que são os responsáveis pela implantação do processo, que conta com diversas etapas que precisam ser concluídas para estarem aptos ao credenciamento”, explicou.

A nova ferramenta contribuirá significativamente para o processo de apuração dos custos de um serviço de saúde, essencial para a sustentabilidade dos serviços, visando garantir uma boa gestão dos recursos públicos, nas unidades, possibilitando aos gestores a tomada de decisão para o uso eficiente e eficaz dos recursos. Todos os 34 hospitais e 4 UPAs que compõem a rede estadual passarão pelo processo de credenciamento para utilizar o sistema do ApuraSUS.

Para o diretor geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, com o sistema será possível analisar com mais precisão a aplicabilidade dos recursos, e assim, redistribuí-los para os setores que têm maior necessidade, fazendo verdadeiramente uma gestão de custos. “O resultado esperado é possibilitar ao gestor conhecimento sobre o custo total por mês dos estabelecimentos de saúde e dos setores, além do custo unitário médio dos produtos e, com isso, embasar decisões administrativas e assistenciais”, ressaltou.

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (ApuraSUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Trata-se de um sistema web, de livre acesso, tendo como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.