Hospital de Trauma de João Pessoa capacita equipe de Nutrição sobre novas diretrizes na Dieta Enteral

publicado: 28/08/2024 12h00, última modificação: 28/08/2024 12h36
nutrição (2).jpeg
nutrição (1).jpeg

Dando continuidade à série de palestras em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do governo em João Pessoa, realizou, nesta terça-feira (27), a palestra “Terapia Nutricional Enteral em pacientes críticos em uso de vasopressores”, no auditório da FUNAD. O evento, voltado para nutricionistas e médicos da unidade de saúde, ofereceu a dezenas de profissionais a oportunidade de esclarecer dúvidas e se atualizar sobre práticas recentes na área.

O complexo hospitalar oferece a Terapia Nutricional Enteral (TNE) aos pacientes internados nas UTIs, reconhecendo sua importância essencial no manejo de pacientes críticos, incluindo aqueles em uso de vasopressores. A unidade adota uma abordagem cautelosa, priorizando a segurança e monitorando continuamente sinais de intolerância. A decisão de iniciar ou continuar a TNE é baseada em uma avaliação cuidadosa da estabilidade hemodinâmica e em uma abordagem multidisciplinar.

Nesse contexto, a coordenadora do setor de Nutrição e Dietética, Magda Fialho, promoveu a segunda palestra em comemoração ao Dia do Nutricionista. O evento foi um momento significativo de interação com toda a equipe multiprofissional. Magda destacou a importância de aprimorar a assertividade no uso de drogas vasoativas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Queremos promover um trabalho mais preciso e eficaz no cuidado de cada paciente, garantindo uma abordagem mais integrada e colaborativa entre os profissionais de saúde”, enfatizou.

O nutricionista e palestrante Ilkson Santos apresentou pesquisas recentes sobre o uso de vasopressores durante a palestra. “Esta temática é muito importante para a equipe multiprofissional, especialmente para aqueles que atuam em UTIs. Às vezes, a Terapia Nutricional Enteral (TNE) pode ser negligenciada quando o paciente está em uso de vasopressores. Esta palestra teve como objetivo apresentar as principais evidências científicas sobre o tema, destacando a importância de integrar a TNE de forma adequada no tratamento de pacientes críticos”, explicou.

A nutricionista Camila Matos destacou a importância científica da palestra, que abordou novas diretrizes e normas relacionadas às dietas e ao uso de drogas vasoativas. “O objetivo foi discutir quando iniciar, manter ou retornar a terapia nutricional enteral para atender às necessidades dos pacientes de forma adequada”, explicou. Ela ressaltou o valor da série de palestras para a atualização profissional, mencionando que, apesar de trabalhar intensamente, é fácil focar apenas na prática e perder de vista as novas diretrizes. “Essas atualizações são fundamentais para integrar a teoria à prática e oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes”, completou.

Magda Fialho informou que as comemorações do Dia do Nutricionista continuarão ao longo da semana. “Ainda teremos dois momentos com a equipe de Nutrição e Dietética para seguir celebrando e promovendo o aprimoramento profissional”, destacou.