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Hospital de Trauma de João Pessoa beneficia mais de 20 mil famílias com televisitas

publicado: 18/11/2022 17h18, última modificação: 18/11/2022 17h25
Com o aumento recente dos casos da Covid-19 na Paraíba, a modalidade teve que se readaptar, pois as visitas presenciais na unidade de saúde tiveram que ser suspensas novamente, voltando a funcionar a televisita todos os dias, atendendo em média 60 pacientes diariamente.
Hospital de Trauma de João Pessoa beneficia mais de 20 mil famílias com televisitas

Hospital de Trauma de João Pessoa beneficia mais de 20 mil famílias com televisitas

Criada durante a pandemia da Covid-19 para que familiares obtivessem informações de pacientes internos, a televisita do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, desde sua concepção, em março de 2020, nunca parou de funcionar, e já beneficiou mais de 20 mil famílias. Com o aumento recente dos casos da Covid-19 na Paraíba, a modalidade teve que se readaptar, pois as visitas presenciais na unidade de saúde tiveram que ser suspensas novamente, voltando a funcionar a televisita todos os dias, atendendo em média 60 pacientes diariamente.

Segundo o diretor geral da instituição, Laecio Bragante, mesmo com a suspensão das visitas presenciais, nenhuma pessoa ficará sem informações dos seus parentes internados na unidade de saúde. “Esse modo já foi adotado antes e a chamada de vídeo tende a se aproximar muito de uma visita presencial. O familiar tem o contato visual via tablet, podendo fazer perguntas e conversar com seu ente querido, mesmo que ele esteja na UTI”, esclareceu.

De acordo com o médico da UTI Vernior Júnior, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva II, os familiares recebem todas as informações do paciente. “Realizamos um boletim com as metas do interno, se tem novo diagnóstico, resultado de exames laboratoriais, se tem algum exame pendente ou laudo, se há possibilidade de alta para outro setor ou para casa. Tudo isso passamos exclusivamente para o familiar que cadastrou o número no serviço social da unidade de saúde”, pontuou. 

Outra parte da televisita acontece com a chamada de vídeo para os familiares ver e conversar com o paciente internado. De acordo com a coordenadora da televisita, Eduarda Marinho, esse é um momento muito especial para os familiares.

“Mostramos para as famílias o paciente, tentamos prolongar o máximo possível esse momento. Percebemos como um instrumento apaziguador, que acalenta a família já fragilizada. Presenciei um momento muito especial, quando uma esposa de um paciente, que estava entubado, disse eu te amo para o esposo e ele acordou. Acompanhar situações como essas, me tornou uma profissional mais humanizada”, ressaltou.

João Gomes Pereira, 65 anos, que está internado devido a um acidente vascular cerebral (AVC), agradeceu o momento com a família. “Achei maravilhoso. Pude ver meus netinhos, esposa e meus irmãos, isso só me fortaleceu para minha recuperação e tenho certeza que a minha volta para casa está mais perto”, disse bastante emocionado.

Televisita – A modalidade foi criada em 18 de março de 2020 como forma dos familiares tivessem acesso aos pacientes internados, através da chamada de vídeo. A priori, o setor tirava dúvidas e informações dos familiares durante 24h ininterruptos, por meio de telefone. A equipe era multiprofissional, composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social e uma pessoa do setor administrativo.