Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa atende mais de 8 mil vítimas de trânsito em 2025

publicado: 25/09/2025 14h01, última modificação: 25/09/2025 16h44
Motocicletas são responsáveis por 79% dos acidentes atendidos pelo hospital, que registra casos graves e exige cuidados especializados.
WhatsApp Image 2025-09-15 at 16.46.05.jpeg

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado e referência para atendimento a vítimas de trauma na 1ª macro região estadual, registrou, de janeiro a agosto, 8.099 acidentes de trânsito neste ano. Destes, 6.388 envolveram motocicletas, correspondendo a 79% do total de ocorrências.

Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, muitos desses acidentes poderiam ser evitados. “Ao conversar com nossos pacientes, percebemos que muitos estavam atrasados para compromissos e acabaram acelerando. Esses minutos quase lhes custaram a vida. É fundamental que todos adotem cautela e prudência no trânsito, para não se tornarem mais uma estatística na unidade de saúde”, afirmou.

Os acidentes com motocicletas continuam sendo a principal causa de internações no hospital. Em 2024, foram registrados 9.786 casos. De acordo com o diretor-geral, a maioria das vítimas sofre traumatismos graves, como fraturas expostas e lesões na cabeça e no tronco, o que exige intervenções cirúrgicas e cuidados intensivos.

“Esses acidentes frequentemente envolvem vítimas em estado crítico, que necessitam de resposta imediata e especializada. Nosso hospital tem se dedicado a prestar o melhor atendimento possível, mas é fundamental que todos se conscientizem da gravidade dos riscos no trânsito e adotem comportamentos mais seguros”, reforçou Bragante.

Esse foi o caso do motoboy Fabrício de Oliveira, que ficou gravemente ferido em maio durante um acidente em um percurso de entrega de mercadorias. “Sempre corríamos contra o tempo para fazer as entregas. Essa pressa me custou uma perna e quase a minha vida. Hoje dependo da ajuda de outras pessoas e, se pudesse voltar no tempo, faria tudo com calma, sem pressa”, comentou.

Nos oito meses analisados (janeiro a agosto), os acidentes mais comuns foram atropelamentos (595 casos), seguidos por ocorrências envolvendo automóveis (538), bicicletas (546) e ônibus (32). A análise por gênero mostra que a maior parte dos envolvidos são homens, representando cerca de 71% do total (5.744 casos), enquanto as mulheres somam 2.349 ocorrências.

Dos homens envolvidos, a maior parte está na faixa etária de 19 a 59 anos, correspondendo a jovens e trabalhadores. Além disso, foram registrados 435 crianças, 600 adolescentes e 480 idosos entre os acidentes.

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado, é referência para atendimento a vítimas de trauma na 1ª macro região da Paraíba. Com equipe especializada e infraestrutura completa para atendimento de alta complexidade, o hospital realiza cirurgias de emergência, cuidados intensivos e acompanhamento multidisciplinar, garantindo suporte rápido e eficiente para pacientes vítimas de acidentes de trânsito e outros traumas graves.