Hospital de Trauma de João Pessoa abre comemorações do Novembro Azul

WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.22.26 (1) (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.22.24 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.22.24 (4).jpeg

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, iniciou nessa quarta-feira (01), uma série de atividades da campanha Novembro Azul, que visa orientar os homens para cuidar da saúde e sobre o câncer de próstata. A ação segue durante o mês todo com palestras e distribuição de material educativo (laços e panfletos).

A organização do evento foi por conta do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Segundo a psicóloga do setor, Magdeline Lima, é o momento para pensar que cuidar da saúde também é coisa de homem. “Iniciamos o mês de novembro e organizamos esse evento alusivo ao Novembro Azul para refletirmos sobre a prevenção ao câncer de próstata, mas também um momento de reflexão para o cuidado da saúde masculina, porque o homem tem dificuldade de perceber quando algo não está bem consigo mesmo ”, salientou.

A palestra ‘Cuidar da saúde também é coisa de homem’ abriu a programação e foi realizada para os colaboradores da Higienização, Manutenção, Apoio e Nutrição. O coordenador da Urologia do Hospital de Trauma, Emerson Medeiros, alertou sobre a importância da saúde integral do homem.

“Alertamos em especial sobre o câncer de próstata, só no ano passado estima-se que faleceu quase 16 mil pessoas por este tipo de câncer, por isso, alertamos para os sintomas e fatores genéticos, também abordamos quando o indivíduo deve procurar o urologista e encerramos falando de outras doenças que acometem o homem”, ressaltou.

Claudevânio Farias, que faz parte da equipe do Apoio, disse que não perde nenhuma palestra relacionada a sua saúde. “É muito importante cuidar da nossa saúde por inteiro. Por isso, parabenizo toda a coordenação do evento, que serviu para chamar a nossa atenção com relação a nós cuidarmos e fazermos os nossos exames periodicamente. O que o dr. Emerson pontuou na palestra que a prevenção sempre será o melhor remédio”, frisou.