Notícias
Hospital de Trauma de JP abre campanha Dezembro Vermelho com iluminação da fachada e ações de conscientização
Com a fachada iluminada em vermelho durante todo o mês de dezembro, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou nesta segunda-feira (1º), a campanha Dezembro Vermelho. A ação busca conscientizar funcionários e visitantes sobre a prevenção do HIV e da Aids, com ênfase nos riscos ocupacionais enfrentados pelos profissionais de saúde.
A psicóloga do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Magdaline Lima, explicou que o ambiente hospitalar exige cuidados específicos. "Além da prevenção nas relações sexuais, também é essencial falarmos sobre acidentes de trabalho, especialmente com materiais perfurocortantes. Nosso objetivo é orientar, proteger os profissionais e fortalecer uma cultura de responsabilidade, ética, sigilo e dignidade humana. Hoje, com os avanços da medicina, é possível viver com qualidade de vida, mas ainda enfrentamos o estigma e a desinformação", ressaltou.
A abertura oficial aconteceu com uma palestra para a equipe da Central de Processamento de Roupas, setor estratégico por lidar diretamente com materiais que podem oferecer riscos biológicos. Os profissionais da lavanderia estão entre os mais expostos a acidentes com objetos perfurocortantes, como agulhas e lâminas, que eventualmente podem estar misturados às roupas sujas.
A colaboradora da lavanderia, Luciene Kelly Batista, destacou a importância das orientações recebidas. "Nós recebemos orientação sobre os riscos de contaminação e os cuidados que devemos ter, não só na relação sexual, mas também no contato com objetos aqui dentro do hospital. A gente tem um protocolo de separação dos materiais, das roupas sujas e dos perfurocortantes. Existe todo um cuidado para que nada fique misturado, evitando acidentes", explicou.
O hospital reforça que, em caso de qualquer exposição a risco biológico, o colaborador deve procurar imediatamente o SESMT para seguir os protocolos de segurança. Durante todo dezembro, as ações educativas vão percorrer diversos setores da unidade, atingindo equipes assistenciais, administrativas e operacionais. A fachada iluminada em vermelho simboliza o compromisso da instituição com a prevenção, o cuidado e a dignidade humana.