Fisioterapia do Hospital de Trauma de João Pessoa realiza mais de 185 mil atendimentos

publicado: 27/01/2023 17h14, última modificação: 27/01/2023 17h19
Contabilizando uma média de 15.475 procedimentos e avaliações mensais.
Fisioterapia do Hospital de Trauma de João Pessoa

Atendimento ao colaborador do Hospital de Trauma de João Pessoa

A Fisioterapia do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, desenvolve um trabalho muito importante na assistência. A equipe atua em todos os setores, como por exemplo, nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), realizando ventilação mecânica, prevenção de doenças circulatórias, dentre outros cuidados. Em 2022, o setor fez 185.710 atendimentos, contabilizando uma média de 15.475 procedimentos e avaliações mensais.

De acordo com os dados estatísticos da unidade de saúde foram realizadas 7.038 avaliações e 178.672 procedimentos de fisioterapia respiratória e motora, no ano passado. Segundo o coordenador-geral da Fisioterapia, Walter Santana, o setor também desenvolveu vários trabalhos. “Prezamos sempre pela qualidade dos nossos serviços, por isso, investimos na implementação de novos indicadores da fisioterapia, inclusive com relatórios; iniciamos também atividades no Opera PB, CAATI 2 e Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (CENDOR) pelo Opera PB”, frisou.

Em 2022, o setor também foi bastante elogiado pelos colaboradores, que foram beneficiados pelo projeto Qualidade de Vida. O plano promoveu o bem-estar e minimizou as dores dos profissionais do Hospital de Trauma. O atendimento consistia em orientações posturais, além de técnicas manuais e complementares como quiropraxia, acupuntura, auriculoterapia e a ventosaterapia, embasadas pelo SUS.

Como foi o caso do colaborador, Evandro Medeiros, que sentia fortes dores nas costas e após as sessões de fisioterapia na unidade hospitalar, as dores foram amenizadas. “Esse trabalho foi sensacional. Por muitas vezes vim trabalhar com dores nas costas, após orientação dos fisioterapeutas e algumas sessões, fiquei praticamente sem dores”, comentou.

Equipe – O serviço de Fisioterapia possui atualmente uma equipe formada por 79 profissionais, que atende à demanda do Hospital de Trauma. Os fisioterapeutas atuam 24 horas ininterruptas, promovendo a reabilitação respiratória e motora do paciente, além de novas avaliações diárias.