Dia Nacional da Saúde Bucal é comemorado com ação educativa no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 25/10/2023 16h22, última modificação: 30/10/2023 14h10
No hospital, atualmente existe uma equipe formada por 16 profissionais, que atuam nas Unidades de Tratamentos Intensivos – UTI’s e enfermarias
026f60c4-351f-464f-8ac3-782e8066bf26.jpeg

A saúde bucal é algo que faz parte dos cuidados diários de muita gente, porém dentro das unidades hospitalares, muitas vezes, o paciente encontra-se impossibilitado de realizar essas tarefas, sendo necessária a ajuda de um profissional. A odontologia hospitalar faz parte da rotina de muitos pacientes internos no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, os odontólogos atuam em diversas áreas do complexo hospitalar.

No hospital, atualmente existe uma equipe formada por 16 profissionais, que atuam nas Unidades de Tratamentos Intensivos – UTI’s e enfermarias, através de pareceres e tem a finalidade de auxiliar o processo de tratamento do paciente evitando o desenvolvimento de infecções, procurando viabilizar uma alta hospitalar o mais precoce possível.

Segundo o coordenador da Odontologia Hospitalar, Alessandro Elery, são realizados vários procedimentos na unidade de saúde. “Extrações dentárias, adequação do meio bucal, higiene oral, remoção de cálculo dental, tratamento da dor, prevenção de infecções. Além de remoção de dispositivos como aparelhos ortodônticos, prótese dentárias e piercings linguais, proporcionando dessa forma conforto e bem-estar ao paciente”, ressaltou.

Para Alessandro Elery o cuidado com a saúde bucal é fundamental durante a internação hospitalar. “Durante a internação, o paciente corre o risco de pegar infecções e pneumonias, que, na maioria das vezes, são oriundas da cavidade bucal. No Hospital de Trauma nossas equipes assistenciais foram sensibilizadas e treinadas sobre a importância da manutenção da saúde bucal e sua influência na condição sistêmica do paciente”, conclui.

Para difundir a importância dos cuidados em saúde bucal, nesta quarta-feira (25), foi realizada uma ação para os colaboradores. “Tiramos todas as dúvidas com relação a escovação, a escova e o creme dental ideais, além de todas doenças oriundas da cavidade oral”, completou Elery. A ação foi para comemorar o Dia do Cirurgião Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorados no dia 25 de outubro. Na ocasião também foram distribuídos kits de higiene bucal para quem participou do evento.