Notícias

Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa recebem formação em curso de Brigada de Incêndio

publicado: 22/12/2022 15h21, última modificação: 22/12/2022 15h34
A iniciativa objetiva preparar os servidores do complexo hospitalar, no que se refere à prevenção, como também ao combate a princípio de incêndios.
Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa recebem formação em curso de Brigada de Incêndio

Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa recebem formação em curso de Brigada de Incêndio Colaboradores do Hospital de Trauma de João Pessoa recebem formação em curso de Brigada de Incêndio

Os funcionários do setor de apoio e segurança do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participam, desde o início da semana, do curso de Brigada de Incêndio. O Evento está sendo ministrado por Bombeiros Civis capacitados em educação, em parceria com os colaboradores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. A iniciativa objetiva preparar os servidores do complexo hospitalar, no que se refere à prevenção, como também ao combate a princípio de incêndios. 

Os participantes do curso receberam treinamento envolvendo técnicas de evacuação e ainda de primeiros socorros que os capacitaram para colocar em prática ações que devem ser tomadas em casos de sinistro dentro da grande área da unidade hospitalar. 

O diretor geral do Hospital, Laecio Bragante, destacou que a presença da Brigada de Incêndio dentro de um hospital é de extrema seriedade. “É importante para o hospital que a equipe seja treinada para que saiba agir, quando necessário, evitando um mal maior. Ser brigadista é uma decisão voluntária, por isso agradecemos aos nossos colaboradores do setor de apoio pela iniciativa e oferecemos a eles condições de atuação, em caso de necessidade”, afirmou. 

O supervisor do Apoio, Lucas Ravelle, falou sobre a iniciativa. “A presença da Brigada de Incêndio dentro do Hospital de Trauma é imprescindível. Ter conhecimentos básicos sobre como agir em situações de emergência, como é o caso de um princípio de incêndio, é fundamental para colaboradores de qualquer instituição. Em uma unidade de saúde, a situação é ainda mais delicada por ser um ambiente onde as pessoas, em geral, estão em condições de limitação”, explicou  

Segundo o Bombeiro Civil, Carlos Gonçalves, uma brigada de incêndio é composta por um grupo de pessoas voluntárias, preparadas para ajudar aos demais colaboradores da empresa. “Os membros da brigada de incêndio são capacitados para realizar a prevenção e o combate a princípio de incêndios, bem como prestar os primeiros socorros, avaliar riscos, orientar pessoas, acionar o corpo de bombeiros, e outras ações que tenham como objetivo guardar a vida de todos os envolvidos”, explicou. 

O funcionário Humberto Avelino falou da importância da experiência. “Participar do curso de brigadista foi uma experiência muito gratificante. Sinto-me muito feliz por ter a certeza de que tenho capacidade de atuar em situações em que poderei contribuir para salvar vidas ”, afirmou.