Notícias

Colaboradores do Hospital de Trauma realiza treinamento para cuidados de pacientes com TCE grave

publicado: 24/05/2022 14h10, última modificação: 24/05/2022 14h31
Para o coordenador da Neurocirurgia, Gustavo Patriota, é muito importante este treinamento para capacitar os profissionais de saúde no cuidado dos pacientes neurocríticos, principalmente, no cuidado da DVE.
Capacitação em DVE na UTI do Hospital de Trauma

Coordenador da Neurocirurgia, Gustavo Patriota treinando equipe da UTI

Colaboradores da Unidade de Terapia Intensiva 2 (UTI 2) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram de um treinamento in loco, sobre Derivação Ventricular Externa (DVE), o procedimento cirúrgico é realizado por um neurocirurgião para evitar danos cerebrais maiores, devido à pressão intracraniana, em pacientes graves, com Trauma Cranioencefálico (TCE). 

Para o coordenador da Neurocirurgia, Gustavo Patriota, é muito importante este treinamento para capacitar os profissionais de saúde no cuidado dos pacientes neurocríticos, principalmente, no cuidado da DVE. “Com essa capacitação, estamos reduzindo a infecção, gerando uma rotina mais inteligente dentro do serviço para estes pacientes, que estão totalmente dependentes e em coma. É possível oferecer o melhor para eles, promovendo uma assistência segura, sem chances de erros e focada no cuidado individualizado do paciente”, ressaltou. 

Esse treinamento faz parte da Educação Continuada do complexo hospitalar e para a coordenadora de enfermagem da UTI 2, Amanda Trindade, é sempre importante a continuidade do cuidado “Realizamos estes treinamentos sempre em conjunto com a equipe multiprofissional da assistência, como médico assistencial, médico diarista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nossa preocupação é lembrar e relembrar a estes profissionais o cuidado a beira leito dos pacientes”, comentou. 

Agregar mais conhecimento, aprimorar o manuseio e o cuidado com o paciente, foi assim, que o técnico de enfermagem da UTI 2, Luan Dantas, descreveu a importância de participar deste treinamento. “A equipe de enfermagem manipula e faz a monitorização invasiva com o cateter de DVE, então, torna-se fundamental o conhecimento técnico científico no cuidado desses dispositivos. Além disso, esses treinamentos realizados no ambiente de trabalho, facilitam a nossa vida”, salientou.