Notícias
Colaboradores do Hospital de Trauma realiza treinamento para cuidados de pacientes com TCE grave
Coordenador da Neurocirurgia, Gustavo Patriota treinando equipe da UTI
Colaboradores da Unidade de Terapia Intensiva 2 (UTI 2) do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram de um treinamento in loco, sobre Derivação Ventricular Externa (DVE), o procedimento cirúrgico é realizado por um neurocirurgião para evitar danos cerebrais maiores, devido à pressão intracraniana, em pacientes graves, com Trauma Cranioencefálico (TCE).
Para o coordenador da Neurocirurgia, Gustavo Patriota, é muito importante este treinamento para capacitar os profissionais de saúde no cuidado dos pacientes neurocríticos, principalmente, no cuidado da DVE. “Com essa capacitação, estamos reduzindo a infecção, gerando uma rotina mais inteligente dentro do serviço para estes pacientes, que estão totalmente dependentes e em coma. É possível oferecer o melhor para eles, promovendo uma assistência segura, sem chances de erros e focada no cuidado individualizado do paciente”, ressaltou.
Esse treinamento faz parte da Educação Continuada do complexo hospitalar e para a coordenadora de enfermagem da UTI 2, Amanda Trindade, é sempre importante a continuidade do cuidado “Realizamos estes treinamentos sempre em conjunto com a equipe multiprofissional da assistência, como médico assistencial, médico diarista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nossa preocupação é lembrar e relembrar a estes profissionais o cuidado a beira leito dos pacientes”, comentou.
Agregar mais conhecimento, aprimorar o manuseio e o cuidado com o paciente, foi assim, que o técnico de enfermagem da UTI 2, Luan Dantas, descreveu a importância de participar deste treinamento. “A equipe de enfermagem manipula e faz a monitorização invasiva com o cateter de DVE, então, torna-se fundamental o conhecimento técnico científico no cuidado desses dispositivos. Além disso, esses treinamentos realizados no ambiente de trabalho, facilitam a nossa vida”, salientou.