Notícias

Colaboradores do Hospital de Trauma participam de ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

publicado: 17/09/2025 14h01, última modificação: 17/09/2025 15h41
Palestras destacam metas internacionais e boas práticas para cuidado seguro dos pacientes.
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2025-09-16 at 16.51.55 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-16 at 16.52.59 (1).jpeg

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado nesta quarta-feira (17), o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado, promoveu uma série de palestras presenciais para os colaboradores, com o objetivo de fortalecer a segurança do paciente e aprimorar a qualidade da assistência.

Durante o percurso pelas enfermarias, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) apresentou as sete metas internacionais de segurança do paciente, que incluem: identificar corretamente os pacientes; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; assegurar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; garantir cirurgias seguras, confirmando procedimento, paciente e local corretos; reduzir o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde; prevenir quedas; e diminuir o risco de úlceras por pressão (escaras).

Segundo a enfermeira do NSP, Eletrícia Carlos, as ações têm refletido de forma positiva na qualidade do cuidado prestado. “Estudos indicam que cerca de 10% dos pacientes internados vivenciam algum tipo de evento adverso. Por isso, é fundamental reforçar constantemente a segurança do paciente, da equipe e do ambiente hospitalar”, destacou.

Para a técnica de enfermagem Fátima Farias, essas atividades representam uma estratégia essencial de capacitação. “A palestra foi objetiva e direta, com grande impacto, pois reforça a importância de práticas seguras no cuidado ao paciente”, ressaltou.

A campanha deste ano tem como tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, evidenciando a vulnerabilidade dessa população frente aos riscos decorrentes de procedimentos inseguros.