Capelania realiza ação lúdica com crianças e adultos nas enfermarias do Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 05/03/2024 14h00, última modificação: 07/03/2024 14h52
capelania infantil (2).jpeg
capelania infantil (3).jpeg
capelania infantil (1).jpeg

Voluntários da capelania do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, realizaram uma ação lúdica nas enfermarias pediátricas e adultas para encerrar as atividades do mês de fevereiro. A equipe se vestiu de bonecos coloridos para levar uma mensagem de esperança, através da musicalização, distribuindo sorrisos e realizando orações para familiares e pacientes internados.

Segundo a coordenadora da capelania kids, Mary Augusta Pinheiro, é a primeira vez que é realizada esse tipo de ação voltada exclusivamente para o público infantil, na unidade de saúde. “Eu me sinto muito feliz e renovada, quando visto o meu personagem, a ovelhinha, até esqueço que já passei dos 60 anos. Foi tão contagiante a alegria de todos, que até ampliamos a visitação para as enfermarias adultas. Os familiares, os internos e os profissionais nos receberam com muita emoção e gratidão por aquele momento especial”, completou.

O pequeno Caio Ribeiro, oito anos, não conteve a alegria e cantou todo o repertório musical que o grupo apresentou na enfermaria. “Meu filho estava triste, por causa do ambiente hospitalar, mas quando ele viu esses personagens alegres e dançantes, ele não se conteve e também entrou na alegria. Muito grata por esse momento ímpar e cheio de paz, foi Deus enchendo meu coração de alegria e esperança, de que tudo voltará a ficar bem”, salientou Clara Ribeiro, mãe do Caio.

A capelania infantil faz parte da capelania evangélica, surgiu da necessidade de levar uma mensagem de esperança para criançada de forma mais lúdica nas unidades de saúde. O projeto conta com caracterização de personagens como a médica pipoquinha, ovelhinha e vários outros, como também, brincadeiras, orações, musicalização e culto.

Para o coordenador executivo do grupo de capelania, pastor Rosenvelth Pinheiro, o grupo já tem um trabalho consolidado na unidade de saúde, “O nosso grupo já desenvolve um trabalho desde 2009, vamos às enfermarias e levamos uma palavra de conforto, de alento e de esperança. Mas, muitas vezes os pacientes pedem orações por eles e pelas famílias”, frisou.

A prestação de assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva é assegurada pela Constituição Federal de 1988 (Lei nº 6.923, Art. 5, Inciso VII).  No Hospital de Trauma de João Pessoa, o grupo de capelania realiza visitas semanais sempre às quartas-feiras. Durante as visitas, os voluntários passam pelas enfermarias e depois, às 15h, se reúnem para fazer um culto aberto ao público no hall da Farmácia do hospital.